Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Invictos e regresso às vitórias

Por Sporting CP
28 Fev, 2021

Leões venceram no terreno do GD Fabril por 0-2

A equipa B do Sporting Clube de Portugal visitou, neste domingo, o GD Fabril e venceu por 0-2 no jogo da 18.ª jornada da série G do Campeonato de Portugal. Com este resultado, os jovens Leões chegam aos 38 pontos em 16 jogos e seguem invictos na prova. Em apenas sete dias, este foi o terceiro jogo da formação verde e branca em relvado sintético.

Este jogo ficou marcado por ter sido a primeira vez que uma equipa adversária recusou a transmissão em directo no Canal do Sporting CP, com claro prejuízo dos adeptos e patrocinadores de ambas as equipas. Além disso, o GD Fabril impediu, contra as mais básicas leis da imprensa, a entrada dos jornalistas da Sporting TV com o material, impossibilitando assim a gravação dos respectivos noventa segundos de direito à informação. 

No final do encontro, a Sporting TV foi também impedida de recolher as declarações dos intervenientes fora do recinto de jogo.

Já na primeira volta, e apesar das autoridades de Saúde nada terem dito nesse sentido, o GD Fabril tentou acusar o Sporting de "irresponsabilidade" pelo não adiamento de um jogo com o Sporting B, matéria que não é obviamente da competência do Clube.

Após o apito inicial, a entrada em campo não podia ter sido melhor para a formação Leonina. Com menos de dois minutos decorridos, o capitão Bruno Paz inaugurou o marcador. Depois de uma recuperação no meio-campo, os Leões saíram rápido para o ataque e João Oliveira cruzou para o segundo poste, onde o médio verde e branco, à segunda tentativa, introduziu a bola na baliza. Cinco minutos depois, num lance similar, Loide Augusto apareceu na área, mas atirou ao ferro.

Em desvantagem no marcador, o GD Fabril tinha mais posse de bola, mas sem penetrar na organização defensiva dos Leões. A equipa B do Sporting CP é, aliás, a formação menos batida da série G, com apenas cinco golos sofridos, nenhum deles fora de casa.

Quando o conjunto verde e branco conseguia acelerar o jogo, sobretudo pelos corredores laterais, mostrava-se muito perigoso. Em nova investida pela direita – o corredor mais utilizado - João Oliveira serviu agora Tiago Rodrigues, mas o jovem avançado não conseguiu o desvio decisivo. Do outro lado, André Paulo só seria posto à prova perto da meia hora de jogo numa tímida tentativa à figura e o 0-1 seguiu para o intervalo.

O segundo tempo abriu com a melhor oportunidade do GD Fabril, num livre directo negado pelo guardião verde e branco. Na resposta, Tomás Silva em posição frontal atirou colocado, mas o poste negou o segundo golo dos Leões. Daí em diante, o conjunto de Filipe Celikkaya teve a iniciativa e o domínio do encontro, mas sem conseguir aumentar a vantagem.

Contudo, aos 70 minutos os papéis inverteram-se. A equipa do Barreiro conseguia empurrar os Leões para a sua área e desperdiçaram uma grande oportunidade para chegar ao empate. A partir do banco, Filipe Celikkaya mexeu na equipa e o recém-entrado Nuno Moreira respondeu atirando de imediato ligeiramente por cima depois de conduzir uma transição rápida.

Com a vantagem mínima no marcador, o jogo continuava bem vivo até que Nuno Moreira acabou com a incerteza já sobre os 90 minutos. De livre directo, o jovem extremo atirou em arco para o fundo das redes, selando o 0-2 final e mais três pontos para a equipa B do Sporting CP.