Golo tardio carimba triunfo
19 Dez, 2020
Leões vencem SC Farense em jogo muito complicado e mantêm-se na liderança da Liga NOS
A equipa principal do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, o SC Farense por 1-0, em jogo referente à décima jornada da Liga NOS.
Sem poder contar com o lesionado Jovane Cabral, Rúben Amorim, que esteve novamente ausente do banco de suplentes devido à suspensão de 15 dias aplicada na sequência do jogo de Famalicão, devolveu a titularidade ao recém-recuperado Nuno Mendes tendo em vista a conquista de mais uma vitória e a manutenção da liderança isolada.
Apesar da entrada prometedora dos algarvios, que se apresentaram em Alvalade bastante atrevidos e até foram os primeiros a criar perigo, por intermédio do ex-Leão Ryan Gauld, o Sporting CP esteve por cima desde os primeiros instantes da partida e foi impondo o seu ritmo, ainda que sem incomodar o guarda-redes adversário.
Já com mais de meia hora decorrida e praticamente nenhuma oportunidade de golo criada, as dificuldades dos Leões em penetrar a defensiva do SC Farense tornavam-se cada vez mais notórias, com as duas únicas excepções a pertencerem a Zouhair Feddal, com um cabeceamento por cima da barra, e João Palhinha, que viu o seu remate sair ao lado depois de sofrer um desvio.
Momentos antes do período de descanso, a partida ganhou alguma emoção e os farenses voltaram a ficar perto do golo por Ryan Gauld, mas logo a seguir Tiago Tomás só não inaugurou o marcador porque o remate, ensaiado já com pouco ângulo, esbarrou com violência no poste, confirmando dessa forma o empate a zero ao intervalo.
No regresso dos balneários, apesar de o Sporting CP até ter assustado o adversário aos 52 minutos com um remate perigoso de Pedro Gonçalves, a tónica do jogo manteve-se, com o conjunto da casa a dominar por larga margem na percentagem de posse de bola, mas a revelar dificuldades na hora de ultrapassar a muralha defensiva do SC Farense.
Praticamente em cima do minuto 70, já com Bruno Tabata em campo por troca com Nuno Mendes, o brasileiro ficou muito perto de inaugurar o marcador num cruzamento directo que quase traia Rafael Defendi, mas o guarda-redes conseguiu, mais uma vez em esforço, sacudir para canto e evitar o 1-0.
Já nos últimos dez minutos do encontro, Nuno Santos ainda tentou a sua sorte de livre, mas o único golo do jogo surgiria de penálti, aos 91 minutos. Na sequência de um cruzamento para a área, Rafael Defendi cometeu penálti sobre Zouhair Feddal, obrigando o juiz da partida a expulsá-lo e a apontar para a marca dos onze metros. Na conversão, Andraž Šporar não tremeu e fez finalmente o golo da vitória, que foi difícil, mas justa.
Com este resultado, os Leões mantêm-se na liderança isolada da Liga NOS com 26 pontos, mais cinco do que o segundo, o SL Benfica, que tem menos um jogo disputado.
Na próxima jornada, o Sporting CP desloca-se a casa da Belenenses SAD no dia 27 de Dezembro.
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Zouhair Feddal, Sebastián Coates [C], Luís Neto (Gonzalo Plata, 80’), Pedro Porro, João Palhinha, João Mário (Andraž Šporar, 80’), Nuno Mendes (Bruno Tabata, 57’), Pedro Gonçalves (Matheus Nunes, 90+3’), Nuno Santos e Tiago Tomás (Gonçalo Inácio, 90+3’)