Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Supertaça é verde e branca

Por Sporting CP
31 Jul, 2021

Leões batem SC Braga e conquistam título pela nona vez

O Sporting Clube de Portugal é o vencedor da Supertaça Cândido de Oliveira 2021. Os Leões derrotaram, este sábado, o SC Braga por 2-1 no Estádio Municipal de Aveiro e, com golos de Jovane Cabral e Pedro Gonçalves, juntaram o troféu à Liga e à Taça da Liga conquistados na última temporada. É a nona Supertaça da história do Clube e a primeira desde 2015.

Em ambiente de grande festa, ou não fosse este o regresso dos Campeões Nacionais aos jogos com os Sportinguistas - que estavam em clara maioria - nas bancadas, Rúben Amorim apostou no mesmo onze inicial que, na semana passada, derrotou no Olympique Lyonnais no Troféu Cinco Violinos.

Depois de uns primeiros minutos de estudo dos dois lados, com nenhuma das formações a assumir o controlo das incidências, Abel Ruiz foi o primeiro a tentar facturar, mas a bola saiu bastante ao lado da baliza de Adán. Do outro lado, Pedro Gonçalves rematou para defesa de Matheus e o jogo começou, aos poucos, a ganhar vida.

O SC Braga cresceu ao dificultar a vida à construção verde e branca e conseguiu mesmo chegar ao 0-1 à passagem dos 20 minutos por intermédio de Fransérgio. O golo sofrido, contudo, não deixou marca nos Leões, que foram de imediato à procura do empate.

Conseguiram-no menos de dez minutos depois, quando Nuno Mendes, com um passe perfeito, destruiu a defesa adversária e isolou Jovane Cabral. O (agora) camisola 10, na cara de Matheus, não perdoou. 1-1 e tudo de volta à estaca zero.

O Sporting CP passou a ser a equipa melhor a partir desse momento, dominando e criando situações de perigo perante uns minhotos em dificuldades. Exemplo disso foi a magnífica jogada aos 33 minutos, que terminou com um belo cruzamento de Nuno Mendes para Pedro Gonçalves atirar e Matheus defender.

O guarda-redes do SC Braga nada conseguiu fazer, ainda assim, mais perto do intervalo, quando o Sporting CP consumou a reviravolta e fez o 2-1. João Palhinha recuperou a bola, Matheus Nunes serviu Pedro Gonçalves na direita e o melhor marcador da Liga em 2020/2021 levantou o Estádio Municipal de Aveiro com uma trivela que só parou no fundo das redes. Um verdadeiro golaço que fechou da melhor forma a primeira parte para o emblema de Alvalade.

O Sporting CP quis manter a toada do desafio e continuou melhor para a segunda parte. Os jogadores de Rúben Amorim estavam bastante confortáveis em campo e não só não permitiam que o SC Braga criasse perigo como também incomodavam - e de que maneira - Matheus. O guardião teve trabalho aos 52 e 54 minutos, ao defender os remates de Pedro Gonçalves e Matheus Nunes, respectivamente, e pouco depois foi a vez de apanhar um susto quando um livre de Nuno Mendes foi contra as malhas laterais.

O futebol praticado pelos de verde e branco era muito bom, dominador e confiante, sendo que o Sporting CP estava bem mais perto de marcar o terceiro do que de sofrer o tento do empate. No entanto, o tempo foi passando e nenhuma das duas opções aconteceu, pelo que Rúben Amorim mexeu pela primeira vez a 20 minutos do fim, quando colocou Tiago Tomás no lugar de Paulinho.

Do lado do SC Braga, destaque para uma tímida tentativa de Abel Ruiz, que rematou sem qualquer direcção e sem perigo para Adán. Aos 74 minutos, Jovane Cabral respondeu com uma oportunidade, essa sim, digna de registo, mas a bola saiu pouco ao lado.

Já depois das entradas de Nuno Santos e Matheus Reis (saíram Jovane Cabral e Zouhair Feddal), o Sporting CP voltou a ter uma grande chance para o 3-1, mas Pedro Gonçalves, com Matheus fora da baliza minhota, falhou o alvo. O camisola 28 saiu logo a seguir, dando lugar a Bruno Tabata.

Até ao final, o SC Braga tentou, mas nunca foi capaz de criar perigo na área do Sporting CP. Mesmo com toda a pressão adversária, os Campeões Nacionais, embalados pela maioria dos quase 8000 adeptos em Aveiro, aguentaram a vantagem com grande categoria e chegaram a procurar o 3-1, quando Bruno Tabata rematou de longe para defesa de Matheus.

Finalmente, após mais de sete longos minutos de tempo adicional, João Pinheiro fez soar o apito final e o Sporting CP conquistou a nona Supertaça da sua história, provocando grande festa no estádio, com equipa e adeptos em sintonia. Os Leões celebraram e era impossível pedir melhor maneira de começar 2021/2022.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal (Matheus Reis, 80'), Ricardo Esgaio, João Palhinha, Matheus Nunes, Nuno Mendes, Pedro Gonçalves (Bruno Tabata, 83'), Jovane Cabral (Nuno Santos, 80') e Paulinho (Tiago Tomás, 69').