Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Festival Leonino na Luz

Por Sporting CP
03 Dez, 2021

Sporting CP vence dérbi em casa do SL Benfica por 1-3

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, esta sexta-feira, o SL Benfica por 1-3 na 13.ª jornada da Liga. Pablo Sarabia, Paulinho e Matheus Nunes marcaram os golos num dérbi que foi pintado de verde.

O conjunto Campeão Nacional entrou em campo com quatro novidades em comparação com a recepção ao CD Tondela: Zouhair Feddal, Pedro Porro, Matheus Reis e Manuel Ugarte foram titulares no Estádio da Luz, subtituindo Sebastián Coates, Ricardo Esgaio, Nuno Santos e João Palhinha, respectivamente. Na bancada, milhares de Sportinguistas encheram o sector destinado aos adeptos visitantes e fizeram-se ouvir muito antes do apito inicial.

O que se assistiu durante os primeiros 45 minutos acabou por ser uma verdadeira masterclass de Rúben Amorim. Apesar dos dois cartões amarelos exibidos a Zouhair Feddal e a Paulinho poucos segundos depois do começo da partida, foi o Sporting CP a entrar melhor com remates de Pedro Porro e de Pablo Sarabia.

O 0-1 chegou aos oito minutos, quando uma excelente jogada verde e branca terminou com um fantástico cruzamento de Pedro Gonçalves para Pablo Sarabia, que, de primeira, deixou Odysseas pregado à relva. Grande golo do internacional espanhol a gelar o recinto do rival.

O SL Benfica, claro, tentou ir para cima do Sporting CP com intensidade, mas os visitantes estiveram muito bem a controlar o adversário e, consequentemente, o meio-campo. Aos dez minutos, Grimaldo cabeceou para defesa de Antonio Adán naquele que foi o primeiro e único remate das águias na primeira parte.

O Sporting CP teve, depois, algumas oportunidades de golo. Pedro Gonçalves, primeiro, falhou o alvo quando estava em excelente posição - a jogada foi depois anulada por fora-de-jogo -, e, depois, já aos 37 minutos, concluiu um contra-ataque com uma tentativa que foi parada pelo poste.

Até ao intervalo, destaque para um golo anulado a Paulinho depois do VAR dar conta de um fora-de-jogo. Terminava assim uma primeira parte em que o Sporting CP foi, por larga margem, a melhor equipa. Teve menos bola (65%-35%), mas muito mais remates (1-6) e mais cantos (1-3). Marcou um golo, acertou no poste e causou muito perigo na área encarnada. Do outro lado, pelo contrário, Antonio Adán teve pouco trabalho. Pela negativa, o excessivo número de cartões amarelos mostrados por Artur Soares Dias aos jogadores do emblema de Alvalade: cinco.

O SL Benfica voltou do intervalo com vontade de mudar o rumo dos acontecimentos. Já depois de Zouhair Feddal dar lugar a Ricardo Esgaio, a formação da Luz acertou no poste por intermédio de um cabeceamento de Darwin. Pouco depois, João Mário apareceu na frente de Antonio Adán, mas o guardião espanhol defendeu com tranquilidade.

No contra-ataque que se seguiu, contudo, o Sporting CP chegou ao 0-2. Matheus Nunes percorreu muitos metros com a bola e serviu Paulinho na perfeição, com o avançado, na cara de Odysseas, a facturar com muita classe para mais um grande momento na noite desta sexta-feira.

Seguiu-se mais uma bola no ferro do Sporting CP, desta feita por Rafa e num lance onde há dúvidas sobre a existência ou não de fora-de-jogo, e, aos 68 minutos, o 0-3: mais uma tremenda arrancada de Matheus Nunes, que apareceu na cara de Odysseas e não falhou. Mais uma grande festa Leonina na Luz.

Até ao final, destaque para as entradas de Tiago Tomás, Nuno Santos e Daniel Bragança e para o golo de Pizzi já em tempo de compensação, fazendo o 1-3 final.

O Sporting CP somou, assim, três pontos no dérbi e chegou às 12 vitórias consecutivas para todas as competições. Os líderes da Liga vão agora visitar o AFC Ajax para a sexta e última jornada da fase de grupos da UEFA Champions League.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Luís Neto [C], Gonçalo Inácio, Zouhair Feddal (Ricardo Esgaio, 55'), Pedro Porro, Manuel Ugarte (Daniel Bragança, 90+2'), Matheus Nunes, Matheus Reis, Pedro Gonçalves (Nuno Santos, 90+2'), Pablo Sarabia (Tiago Tomás, 83') e Paulinho.