Jogar, ver e vencer
09 Jan, 2022
Em frente na Taça de Portugal com muitas jovens em estreia
A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, este domingo, o UD Polvoreira por 14-0 na partida da segunda eliminatória da Taça de Portugal e, assim, segue em frente na competição. As comandadas de Mariana Cabral entraram a todo o gás e contaram com muito sangue novo e estreias na equipa Leonina.
O caudal ofensivo verde e branco viria a fazer a história de jogo e aos sete minutos o Sporting CP fez o primeiro em Alcochete. A autora foi Chandra Davidson, ela que tem estado em grande destaque, no que aos golos diz respeito. Depois de boas chances de Joana Marchão e e Beatriz Ferreira - uma das estreantes - foi novamente Chandra Davidson a fazer o gosto ao pé a passe de Neuza Besugo. Pouco depois, a canadiana de 23 anos chegou ao hat-trick, respondendo a um cruzamento do lado esquerdo de Alícia Correia.
Chandra Davidson contiuaria em evidência, quando depois de marcar assistiu Joana Marchão para o 4-0. Já perto do intervalo, deu-se a primeira estreia nos golos na equipa principal: Francisca Silva foi a autora do 5-0 num lance de insistência da jovem Leoa.
Após o regresso dos balneários, duas alterações do lado verde e branco: Vera Cid e Bárbara Lopes entraram em jogo, mais sangue novo de Leão ao peito. Nada mudou nos segundos 45 minutos, ou seja, continuou a apresentar-se em campo um Sporting CP extremamente ofensivo e um UD Polvoreira sem grandes argumentos dentro das quatro linhas - não tinha qualquer oportunidade de ataque à baliza Leonina. Catarina Potra, dona das redes do Sporting CP esta tarde, tornou-se a mais jovem guardiã a estrear-se na equipa principal.
À passagem dos 55 minutos, Maria Ferreira ficou perto de se estrear a marcar, o que aconteceria logo de seguida, mas para Vera Cid. Remate forte que acabou no fundo das redes depois de bater na trave, dilatando a vantagem (6-0). Já depois da hora de jogo, Neuza Besugo apontou o sétimo tento verde e branco.
Daqui em diante as jovens Leoas brilharam até ao apito final. A primeira foi Maísa Correia, que ao marcar tornou-se, com apenas 15 anos de idade, a mais jovem de sempre a jogar e festejar um golo na equipa 'A'. No entanto, as estreias em grande não ficariam por aqui, tal como o marcador: Maria Ferreira e Cristiana Martins aumentaram o resultado para 10-0.
Por fim, um auto-golo do UD Polvoreira, o segundo de Maria Ferreira, o primeiro de Joana Dantas e outro de Alícia Correia - remate categórico de longe - desenharam o volumoso 14-0 final num jogo carregado de ADN Sporting CP.
Sporting CP: Catarina Potra [GR], Rita Fontemanha [C] (Maísa Correia 60'), Joana Marchão (Carolina Rodrigues 69'), Bruna Lourenço (Bárbara Lopes 45'), Chandra Davidson (Vera Cid 45'), Neuza Besugo (Cristiana Martins 69'), Maria Ferreira, Francisca Silva, Mariana Rosa, Joana Dantas e Alícia Correia.