Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Grande vitória!

Por Sporting CP
09 Jan, 2021

Basquetebol vence UD Oliveirense no prolongamento e cimenta liderança da Liga Placard

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, na tarde deste sábado, a UD Oliveirense por 85-78, em jogo da 13.ª jornada da Liga Placard.

No frente-a-frente entre o actual líder da competição e o bicampeão nacional, a primeira posse de bola pertenceu aos Leões, que até começaram a perder por 1-6 muito por culpa da falta de eficácia demonstrada nos primeiros instantes da partida.

Ainda assim, com Travante Wiilliams de mão quente ao encestar três triplos de seguida, além de outro de Diogo Ventura, o Sporting CP conseguiu passar para a frente do marcador e fechar o primeiro quarto a vencer por 21-19.

No segundo quarto, a formação verde e branca foi novamente a primeira a marcar, aumentando a vantagem para cinco pontos, mas o conjunto de Oliveira de Azeméis não baixou os braços e deu sempre uma resposta à altura, conseguindo mesmo passar para a frente do marcador em mais do que uma ocasião.

Os últimos minutos foram de elevada intensidade, com as duas equipas a darem espectáculo e a deixarem tudo em campo por cada ponto, mas acabaria por ser a formação visitante a levar a melhor e a colocar-se na frente, por 45-46, com um cesto a apenas seis segundos do período de descanso. 

No regresso dos balneários, o terceiro quarto ficou marcado pelo jogo algo atabalhoado e pelo elevado número de bolas divididas, com os primeiros pontos a caírem para o lado do Sporting CP quando estavam já decorridos três minutos.

Com as duas equipas a disputarem o encontro taco a taco, numa lógica de ataques e contra-ataques muito rápidos e objectivos, o resultado alternava entre a igualdade e a vantagem mínima de parte a parte, cabendo aos visitantes a liderança do placard no final do terceiro quarto por 56-57.

Nos últimos dez minutos, os Leões continuaram a alternar a liderança do marcador com o adversário nos minutos iniciais, mas a pontaria afinada da zona de três pontos de Pedro Catarino e a qualidade de Diogo Ventura, que fez jogar toda a equipa e a encestou quatro lances livres, permitiram aos comandados de Luís Magalhães passar para a frente com o resultado em 65-64.

Os últimos minutos do tempo regulamentar, tal como se previa, foram de enorme intensidade, e apesar da maior clarividência por parte do Sporting CP, que vinha sendo superior, a UD Oliveirense conseguiu anular uma desvantagem de cinco pontos e empatou a 74-74 quando faltavam apenas três segundos para o soar da buzina.       

Já no prolongamento, os Leões foram mais fortes e estiveram sempre na frente, beneficiando de um Diogo Ventura que espalhava magia cada vez que tocava na bola, fosse a lançar, a assistir ou a liderar a construção. No final dos cinco minutos adicionais, ficou confirmada a vitória verde e branca por 85-78, resultado justo face a um jogo que ficou pautado pelo equilíbrio, mas no qual o Sporting CP foi superior nos momentos decisivos.    

Com este triunfo, a turma de Alvalade segue invicta na liderança isolada da Liga Placard com 26 pontos, mais três do que o segundo classificado, o FC Porto, que tem menos um jogo disputado.   

O Sporting CP volta a entrar em acção na próxima sexta-feira, dia 15 de Janeiro, na recepção ao Galitos FC.

Sporting CP: Travante Williams (27), Francisco Amiel, John Fields (7), Shakir Smith, Cândido Sá (4), Diogo Ventura (17), João Fernandes (6), Cláudio Fonseca (5), Diogo Araújo, Pedro Catarino (10), Jalen Henry e James Ellisor [C] (9)