Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FIBA Europe Cup

Foi até ao último segundo

Por Sporting CP
28 Jan, 2021

Derrota com polacos do BM Slam Stal SA por 85-83 em jogo de muita emoção

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta quinta-feira, diante do BM Slam Stal SA por 85-83, em jogo da segunda jornada do Grupo C da FIBA Europe Cup.

No frente-a-frente com o actual terceiro classificado da liga polaca, que vem de uma série de sete vitórias consecutivas, a última na primeira jornada europeia, a posse de bola inicial pertenceu aos Leões, que revelaram algumas dificuldades em conter os ataques e viram o adversário adiantar-se por 16-5.

Em desvantagem, a equipa verde e branca não baixou os braços e levou a cabo uma excelente recuperação, alicerçada na eficácia de três pontos de Shakir Smith e na boa entrada de Cláudio Fonseca, que esteve muito assertivo debaixo do cesto. Apesar de terem conseguido diminuir a diferença para 16-15, os Leões voltaram a ceder no fim do primeiro quarto e saíram a perder por cinco pontos de diferença, resultado que no entanto deixava tudo em aberto (24-19).

No segundo quarto, o Sporting CP entrou a todo o gás e empatou o marcador pela primeira vez a 24-24, passando finalmente para a frente pouco depois com um triplo do reforço Micah Downs – que só não teve mais tempo de jogo porque terminou a primeira parte com quatro faltas –, ao qual se seguiram outros de James Ellisor e Travante Williams.

Apesar de uns excelentes cinco minutos iniciais em que conseguiu mesmo estar a vencer por oito pontos de diferença, muito por culpa dos 12 com que James Ellisor terminou a primeira parte, o conjunto Leonino desperdiçou essa vantagem e permitiu um parcial de 9-1 já no final, o que fez com que ambas as equipas descessem aos balneários empatadas 45-45.

Já no segundo tempo, as duas formações andaram sempre muito próximas no placard, mas o BM Slam Stal SA aproveitou a baixa eficácia verde e branca e algumas distracções para conseguir um valioso parcial de 11-0 e entrar no último quarto a vencer por 72-61.

Aqui, o Sporting CP começou mal e permitiu novo parcial de 7-0, ficando a 18 pontos do adversário, mas logo a seguir Pedro Catarino, James Ellisor e Shakir Smith (2) encestaram quatro triplos consecutivos que reavivaram a esperança. A pressão verde e branca era cada vez maior e os Leões chegaram a cerca de um minuto e meio do fim a perder por apenas um ponto de diferença (82-81).

Com seria de esperar, os instantes finais foram de grande emoção, com o conjunto Leonino a ter em James Ellisor a última oportunidade da partida. A 3,9 segundos do último soar da buzina, o norte-americano tentou de longe, e com muita oposição do adversário, o triplo que daria a vitória aos homens de Luís Magalhães, mas a bola bateu no aro e saiu, condenando os Leões à derrota por 85-83.

Com este resultado, o Sporting CP soma agora dois pontos e ocupa o terceiro lugar do Grupo C, sendo que se apuram para os oitavos-de-final da FIBA Europe Cup os dois primeiros classificados de cada grupo e os quatro melhores terceiros (há seis grupos).

Os Leões voltam a entrar em acção já amanhã, sexta-feira, para defrontar os húngaros do Szolnoki Olajbányász KK (20h00), naquele que será o último jogo da fase de grupos.

Sporting CP: Travante Williams (4), John Fields (10), Shakir Smith (18), João Fernandes (5), James Ellisor [C] (23), Diogo Ventura (2), Cláudio Fonseca (6), Francisco Amiel, Micah Downs (5), Pedro Catarino (10), Diogo Araújo e Cândido Sá