Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FIBA

Leões caem na FIBA Europe Cup

Por Sporting CP
29 Jan, 2021

Derrota por 78-67 perante o Szolnoki Olajbányász KK

Na terceira e última jornada do grupo C da FIBA Europe Cup, a equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta sexta-feira, perante o Szolnoki Olajbányász KK por 78-67, em Włocławek, na Polónia, sendo eliminado da prova na fase de grupos.

Com John Fields ausente por lesão, Travante Williams, Shakir Smith, João Fernandes, Micah Downs e James Ellisor constituíram o cinco inicial Leonino. A primeira posse pertenceu à equipa húngara, que assumiu a primeira liderança do encontro. Contudo, através de seis pontos seguidos, o Sporting CP passou para a frente do marcador (7-14). À defesa agressiva do conjunto verde e branco, que se fez sentir desde o início, aliou-se, no ataque, uma boa percentagem inicial de acerto nos lançamentos (acima dos 70%). Downs de três, seguido de Ellisor e Travante Williams, de dois, mantinham a eficácia. 

Depois de um início Leonino intenso que provocou vários turnovers ao adversário, Luís Magalhães promoveu algumas alterações. Do outro lado, o Szolnoki Olajbányász KK melhorou na fase final dos primeiros dez minutos e encurtou a diferença no marcador, fixado em 19-23.

No segundo período, os Leões voltaram a subir o ritmo. Pedro Catarino abriu com um triplo bem ao seu estilo e João Fernandes tentava batalhar com Subotic nos ressaltos. Apesar disso, o conjunto húngaro melhorou, sobretudo no jogo exterior, e conseguiu dar a volta no marcador (37-33). Nesta fase, o Sporting CP sentia mais dificuldades para atirar ao cesto com eficácia. Até ao intervalo, apesar dos triplos de Shakir Smith e Pedro Catarino, o Szolnoki Olajbányász KK foi mais eficaz e saiu por cima no final da primeira parte (42-39). Com 15 pontos e sete ressaltos, Bojan Subotic fazia a diferença para a equipa húngara.

O segundo tempo não trouxe boas notícias para os Leões, uma vez que Travante Williams, depois de se ter apresentado muito queixoso no segundo período, juntar-se-ia a John Fields nas baixas do Sporting CP.

No reatar da partida, o Szolnoki Olajbányász KK continuou a apostar com sucesso nos lançamentos do exterior, mas o conjunto de Luís Magalhães mantinha-se por perto no resultado (53-51). Cláudio Fonseca destacava-se agora no jogo Leonino, oferecendo mais presença física por dentro, e seria mesmo o poste português a fazer o 55-55. No entanto, Subotic continuava imparável e respondeu de imediato com um triplo, marcando as distâncias no marcador. 62-57 ao soar da buzina e tudo em aberto para o último quarto.

Depois de um triplo para cada lado, a formação húngara conseguiu aumentar a diferença para sete pontos. Com os Leões em apuros, Catarino converteu novo triplo, mas o Szolnoki Olajbányász KK mantinha a eficácia de lançamento e a superioridade no marcador (72-64). O tempo corria contra os Leões e a desvantagem mantinha-se. A um minuto do fim, Diogo Araújo ainda fez um triplo, mas a partida acabaria com 78-67 a favor da formação húngara.

A precisar de uma vitória para a qualificação, a equipa verde e branca somou a terceira derrota na fase de grupos e foi eliminada da FIBA Europe Cup.

Sporting CP: Travante Williams (3), Diogo Ventura (2), João Fernandes (5), James Ellisor [C] (13); Francisco Amiel, Shakir Smith (7), Cândido Sá, Cláudio Fonseca (8), Diogo Araújo (3), Pedro Catarino (11), Micah Downs (15).