Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Zenkl

Tudo decidido nos últimos segundos

Por Sporting CP
07 Fev, 2021

Leões estiveram quase sempre na frente, mas foi o FC Porto que levou a Taça Hugo dos Santos

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este domingo, a final da Taça Hugo dos Santos, diante do FC Porto, por 68-72.

Depois de eliminarem Imortal BC e SL Benfica nas meias-finais, respectivamente, Leões e dragões encontraram-se no Pavilhão Multiusos de Sines em busca do primeiro troféu da temporada, com o conjunto verde e branco a dominar por completo os primeiros dez minutos.

Luís Magalhães apostou num cinco inicial composto por Travante Williams, James Ellisor, João Fernandes, Diogo Ventura e Cláudio Fonseca, e os Leões apresentaram sempre uma defesa muito agressiva, aliada a uma boa pontaria das zonas de dois e três pontos, construindo um parcial de 13-2.

Na segunda metade do primeiro quarto o FC Porto ainda tentou reagir, mas Travante Williams, com três triplos certeiros, e Cláudio Fonseca, muito influente e eficaz debaixo do cesto, lideraram a formação verde e branca até uma diferença expressiva de 23-9.

No segundo quarto, já com o reforço Micah Downs na quadra, a eficácia do FC Porto subiu e o jogo ficou mais equilibrado. Mesmo com os dragões a conseguirem recuperar algum terreno no que diz respeito ao resultado, o Sporting CP resistiu e segurou uma valiosa vantagem de dez pontos antes do intervalo (39-29).

Terminado o período de descanso, a formação azul e branca entrou melhor e beneficiou da falta de pontaria Leonina para chegar à primeira vantagem em muito tempo. Ainda assim, o resultado chegou aos últimos segundos do terceiro parcial empatado 49-49, cabendo a Shakir Smith, com um triplo, garantir nova vantagem no marcador para os Leões.

No último quarto, o Sporting CP voltou a dominar e com apenas três minutos e meio de jogo vencia por nove pontos de diferença. No entanto, o FC Porto reagiu e empatou novamente já no último minuto (65-65), deixando tudo em aberto para os segundos finais. Aqui, dois lances livres falhados num momento em que era proibido errar acabaram por condenar os Leões à derrota por 68-72.

Sporting CP: Travante Williams (12), Francisco Amiel, Jorge Embaló, Shakir Smith (7), Jeremias Manjate, Diogo Ventura (10), João Fernandes (7), Cláudio Fonseca (12), Diogo Araújo, Pedro Catarino (8), Micah Downs (2) e James Ellisor [C] (10)