Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões falham acesso à final da Taça Hugo dos Santos

Por Sporting CP
04 maio, 2024

Exibição combativa até ao fim não evitou desaire no dérbi (66-73)

No Pavilhão Municipal de Gondomar, a equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal caiu, este sábado, diante do SL Benfica por 66-73 nas meias-finais da Taça Hugo dos Santos.

Depois do pleno de vitórias na fase de grupos (5V), a formação verde e branca esteve sempre a correr atrás do prejuízo frente aos encarnados e, apesar do enorme esforço que serviu para reduzir a desvantagem para um único ponto no último quarto, os Leões já não conseguiriam ir para lá disso. Assim, o Sporting CP viu afastada a oportunidade de ir em busca do terceiro título consecutivo nesta prova.

Foi com Temidayo Yussuf, Mike Moore, Litos Cardoso, Diogo Ventura e Diogo Araújo no cinco inicial que os Leões de Pedro Nuno Monteiro - ainda muito debilitados devido à vaga de lesões que assola o plantel (apenas três estrangeiros na ficha de jogo) - entraram num dérbi discutido e de equilíbrio desde os primeiros instantes (8-6).

Ao longo da maior parte dos dez minutos inaugurais, as defesas impuseram-se e tudo se manteve apertado no marcador, mas um último ascendente encarnado resultou num 12-20 a fechar.

Depois, Mike Moore e Yussuf foram os responsáveis por terminar a ‘seca’ ofensiva verde e branca (15-22), mas o Sporting CP continuou a ser obrigado, uma e outra vez, a ter de correr atrás do resultado (20-34). Seguiu-se uma fase com paragens mais prolongadas e, apesar da combatividade demonstrada, os Leões foram para o intervalo com uma desvantagem de 14 pontos (32-46).

Apesar da superioridade verde e branca nos ressaltos (23-17), faltavam melhores percentagens de eficácia nos lançamentos (28%-54%) para reequilibrar o marcador do dérbi. Já a nível individual, do lado Leonino, Marko Loncovic (sete pontos e cinco ressaltos) e Mike Moore (seis pontos e cinco ressaltos) eram os principais agitadores.

Já a abrir o terceiro período, a resposta do Sporting CP foi mais positiva: com Yussuf a impor-se no jogo interior, um triplo de Litos Cardoso e a eficácia de Moore nos lances livres, a desvantagem trazida reduziu-se rapidamente para metade (39-46).

Na primeira metade deste quarto, o SL Benfica - muito ineficaz - só marcou três pontos, mas a turma de Alvalade, com vários triplos falhados, não conseguiu aproveitar em pleno esta fase. Assim, depois de o jogo se reequilibrar, foi com o marcador em 51-61 que o dérbi desta meia-final seguiu para os derradeiros dez minutos.

E foi neste momento de nervos a aumentar que o Sporting CP se relançou em busca de um lugar na final. Emergiu o jovem André Cruz com um par de transições concluídas, juntou-se um cesto de Temidayo Yussuf e ainda o contributo de Litos Cardoso desde a linha de lance livre, deixando tudo preso pela margem mínima a cerca de quatro minutos do fim (66-67).

Contudo, um triplo das águias logo a seguir esfriou o ímpeto dos Leões de Pedro Nuno Monteiro, que bem tentaram responder na mesma moeda, mas sem sucesso e já não voltariam a encestar neste esforço final.

Agora, a equipa de basquetebol do Sporting CP vira o foco para os play-offs da Liga, onde terão pela frente a AD Ovarense nos quartos-de-final, que serão disputados à melhor de três jogos. O primeiro embate da série é já no próximo fim-de-semana e no Pavilhão João Rocha.

Sporting CP: Temidayo Yussuf (13), Mike Moore (8), Litos Cardoso (11), Marko Loncovic (13), Dinis Cherepenko, Diogo Ventura [C] (4), Marvin Clark Jr, Salvador Gomes (2), Diogo Araújo (5), André Cruz (10), Fabrizio Caetano, Denilson Tavares