Diário de Riga - Dia 4
29 Abr, 2022
50% do caminho percorrido
O primeiro jogo em Riga correu bem para o Sporting CP e valeu um bilhete para a final da UEFA Futsal Champions League. Meio caminho está feito, mas falta a outra metade, que tem tudo para ser muito difícil. De qualquer forma, tudo está a decorrer da melhor forma para os rapazes de verde e branco aqui, na Letónia.
Um passeio voltou a ocupar a manhã da comitiva, que realizou mais uma actividade que visou alimentar o espírito de equipa entre todos. Pouco depois, já no regresso ao hotel, foi possível ver Guitta, no passeio, a fazer flexões para - pensamos nós - pagar uma aposta. Despercebido não passou, isso é certo.
Entre os inúmeros jogos de matraquilhos que já se jogaram neste hotel, entrevistámos hoje mais dois Sportinguistas que estão em Riga para apoiar o futsal Leonino: Hugo Ramos e Diogo Travassos. Ao contrário dos jovens com quem falámos ontem, o Hugo e o Diogo não vivem na Letónia e viajaram até aqui com o único propósito de ver a final four da UEFA Futsal Champions League. A vitória em quadra, horas depois, também foi deles.
"Apoiar o Sporting CP no estrangeiro é sempre diferente e uma experiência muito boa. Ainda por cima sendo a fase final de uma Champions, achámos que era uma oportunidade que não podíamos perder. (...) As modalidades são um dos pilares fundamentais do Sporting CP, que é um clube desportivo e não apenas de futebol", disse Hugo Ramos.
"A minha expectativa é que nós ganhemos porque temos equipa para isso. Se não ganharmos, não é algo que me vá revoltar porque esta equipa já me deu muitas alegrias. O mais importante aqui é viver a experiência, apoiar o Sporting CP e ver futsal em Riga, que é uma coisa que nunca pensei fazer na minha vida", adicionou Diogo Travassos.
A reportagem completa com os Sportinguistas de Riga vai ser publicada na próxima edição do Jornal Sporting.
O jogo, finalmente. Sporting CP contra o ACCS Asnières Villeneuve 92, oriundo de França. À saída do hotel para o autocarro, o Hugo e o Diogo estavam lá a dar uma força extra aos jogadores, sendo que também estavam Sportinguistas na Arēna Rīga quando a comitiva lá chegou.
Começa o jogo. O Sporting CP marca seis golos e sofre dois. Garante a passagem à final. Simples e eficaz (não quer dizer que tenha sido fácil), objectivo cumprido.
No final, a equipa agradeceu aos vários Sportinguistas que estavam na Arēna Rīga e celebrou com eles. Não é todos os dias que se chega à quinta final das últimas seis edições da UEFA Futsal Champions League. Essa festa prosseguiu para o autocarro, naturalmente.
A terminar o dia, vários jogadores e alguns membros do staff juntaram-se na recepção do hotel para assistir ao SL Benfica vs. FC Barcelona, jogo que ia ditar o adversário da final. Ganharam os catalães num duelo dramático que foi a prolongamento, provocando uma reedição da final da temporada passada. Espera-se mais um grande jogo e, se não for pedir muito, o mesmo resultado...
Amanhã não há jogo, mas há um treino importante e uma conferência de imprensa a lançar o FC Barcelona vs. Sporting CP. O futsal em Riga não pára e ainda bem.
Por Luís Santos Castelo, em Riga.