Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Flywheel Effect

Por André Bernardo
20 Jul, 2023

Editorial da edição n.º 3933 do Jornal Sporting

O conceito de Flywheel Effect (“roda volante”) foi popularizado por Jim Collins no seu livro “Good to Great” em referência ao efeito positivo resultante de “pequenos” ganhos ao longo do tempo, que geram, por acumulação, um momento decisivo de aceleração de desenvolvimento.

A analogia advém da mecânica, em referência a uma roda muito pesada utilizada para gerar e transferir energia, que requer muita força para iniciar a rotação, mas que a determinado momento ganha velocidade e gira por si própria.

Segundo Collins, as organizações não se tornam excepcionais resultante de um evento ou intervenção isolada, mas sim pela acumulação de várias “vitórias” ao longo do tempo, que resultam num ponto de inflexão, criando um “momentum” que gera um círculo virtuoso que se retroalimenta.

Um dos casos utilizados como exemplo deste conceito é a equipa dos Chicago Bulls da década de 90. Muitos assumem o momento da vitória do primeiro campeonato de 1991 como evento decisivo, mas foram as várias decisões tomadas por Jerry Krause entre 1985 e 1991 que resultaram no efeito cumulativo determinante para construir uma equipa vencedora à volta de Michael Jordan, e liderada por Phil Jackson, que conduziria à conquista de seis campeonatos ganhos entre 1991 e 1998.

Transformação Digital SCP

Este ano trazemos novidades tecnológicas na Gamebox, ao sermos o primeiro clube em Portugal a disponibilizar o serviço de e-ticketing, que permitirá posteriormente a utilização de tecnologia de NFC, melhorando substancialmente a experiência na entrada do estádio, entre outros benefícios.

É o resultado de cinco anos de um trabalho de base, invisível, mas que, na acumulação de pequenas vitórias, permite hoje um impacto visível e real na melhoria da experiência dos Sócios, com ganhos de eficiência operacional internos relevantes.   

Por agora o novo cartão de Sócio/Gamebox digital poderá ser adicionado à wallet nativa do smartphone apenas com um click.

O novo cartão físico terá também duas novidades. Terá um QR Code que permite guardar toda a informação do Cartão/Gamebox de forma a que todos os anos, independentemente de alterações de lugar, o cartão seja sempre o mesmo.  A segunda é que estará dotado de tecnologia contactless, permitindo que funcione apenas por aproximação.

Para que tanto os cartões digitais como os físicos possam beneficiar do acesso apenas por aproximação será necessário alterar os torniquetes do estádio, os mesmos que estavam desde origem, já com 20 anos. Vamos substituir todos durante a época 2023/2024, tanto no Estádio como no Pavilhão.

É mais um passo da nova Era 2.0.

Continuamos a corrigir alguns temas de base, estruturais, que ainda afectam a performance de excelência que temos como meta, e que serão fundamentais para o bom funcionamento de toda a restante dinâmica. Estão identificados e a ser desenvolvidos. A roda começa a girar.