Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

'Leões' garantem liderança isolada na Madeira

Por Jornal Sporting
13 Fev, 2016

Conjunto de Jorge Jesus goleia Nacional por 4-0 e distancia-se na frente da Liga

O Sporting CP deslocou-se à Madeira para golear o Nacional por 4-0 e garantir a liderança isolada do Campeonato Nacional. Slimani, por duas vezes, Adrien e João Mário marcaram os golos da vitória ‘leonina’.

A precisar de ganhar para assumir a liderança isolada, o Sporting CP foi directo ao assunto e colocou-se em vantagem logo aos três minutos, com João Mário a bater o canto que permitiu aos ‘leões’ chegarem à vantagem por intermédio de Slimani, que se antecipou à defensiva madeirense e, ao primeiro poste, desviou com selo de golo para o 1-0 a favor do conjunto de Alvalade.

A formação ‘leonina’ estava por cima no jogo e mostrava-se segura de si, trocando a bola com segurança e aproximando-se da baliza defendida por Gottardi, deixando em constante sobressalto a defensiva do Nacional. Eram várias as tentativas de levar o perigo até às redes madeirenses, mas a bola teimava em não levar a direcção certa, ora sobrevoando a área nacionalista, ora sendo aliviada pela defensiva contrária. Aos 28’, João Pereira executou um excelente trabalho pela direita e colocou a bola no interior da área, mas João Aurélio foi mais rápido do que Slimani e Bryan Ruiz e aliviou a bola, sustendo a pressão ‘verde e branca’.

O Nacional pouco ou nada fazia em termos ofensivos, mas, de bola parada, ameaçou a baliza defendida por Rui Patrício: aos 33’, Salvador Agra bateu um livre potencialmente perigoso descaído para o lado esquerdo da área ‘leonina’, mas o tiro do extremo português saiu por cima da trave ‘verde e branca’. O Sporting CP controlava a partida, assim como a zona central do terreno, onde as operações se decidiam e o rumo do jogo se perfilava. Aí, Adrien e William Carvalho eram donos e senhores dos acontecimentos, mandando, impondo e iniciando as ofensivas ‘leoninas’.

Se em jogo corrido o Sporting CP tentava ampliar a vantagem, de bola parada o objectivo não mudava: aos 38’, depois de um canto batido por Bryan Ruiz, Coates ganhou no duelo com o defensor do Nacional, levando o esférico a passar perto do poste direito da baliza defendida por Gottardi. Por esta altura, já Carlos Mané tinha entrado para o lugar do lesionado Bruno César, colocando-se atrás de Slimani e levando Bryan Ruiz a ocupar um dos flancos, em constantes trocas posicionais com João Mário.

Perto do intervalo, o 2-0 esteve ao alcance dos ‘leões’, mas Carlos Mané falhou por pouco: Slimani, no interior da área, segurou bem a bola, esperando pelo apoio de João Mário, que tabelou com o argelino, antes de o ponta-de-lança Sportinguista servir Carlos Mané no interior da área, para o remate certeiro do internacional Sub-21 português, que levou o esférico a passar muito perto do poste esquerdo madeirense. Foi a última oportunidade da primeira parte, fazendo o marcador registar o 1-0 a favor do Sporting CP.

A segunda parte começou como acabou a primeira, com total pendor ofensivo por parte do conjunto comandado por Jorge Jesus. Depois de muito se aproximar da baliza nacionalista, os ‘leões’ chegaram ao segundo golo, assinado por Adrien, na conversão de uma grande penalidade assinalada após mão de Rui Correia no interior da área nacionalista. Aos 52’, o capitão ‘leonino’ bateu Gottardi e colocou a formação de Alvalade a vencer por dois golos de diferença. Vantagem essa que duraria pouco tempo, já que Slimani, com toda a sua raça, recuperou a bola aos 63’, ainda no interior da área, atirando com demasiada pontaria e acertando na barra da baliza do Nacional; na recarga, João Mário atirou a contar para o terceiro golo dos ‘leões’, carimbando uma vitória mais do que anunciada.

O Sporting CP era dono do jogo e o quarto golo ‘leonino’ estava mais perto do que o primeiro dos visitados, com Slimani e Aquilani a darem forma à superioridade ‘verde e branca’: o argelino, após cruzamento de João Mário, cabeceou para boa defesa de Gottardi, perante oposição de Rui Correia; o italiano rematou forte, de fora da área, mas pouco afastado do alvo.

A pressão ‘leonina’ mantinha-se e o quarto golo era uma questão de tempo. Aos 85’, Schelotto entrou na área e foi derrubado por Sequeira: na conversão da grande penalidade, Slimani enganou Gottardi e carimbou a goleada do Sporting CP, fixando o resultado em 4-0. O Nacional tentou responder, mas Román atirou ao lado e, pouco depois, Willian ameaçou, mas o remate do brasileiro levou o mesmo destino do seu companheiro e o resultado manteve-se até ao final, com o Sporting CP a vencer por quatro bolas a zero e a garantir a liderança isolada do Campeonato Nacional.