Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O estilo mais Janota dos ‘leões’

Por Jornal Sporting
02 Dez, 2015

Equipa B bate Ac. Viseu por 4-2

João de Deus tinha falado na antecâmara da recepção ao Ac. Viseu que aflige de forma transversal a II Liga: a necessidade de fazer pontos é tanta que muitas vezes troca-se na prática o conceito de agressividade por violência. No entanto, para lá chegar, é preciso primeiro apanhar o adversário. E foi isso que o Sporting B não deixou: com uma velocidade estonteante nas transições ofensivas e grande subtileza na procura de espaços em ataque posicional, os ‘leões’ conseguiram provavelmente uma das melhores exibições da temporada.

Logo nos primeiros minutos, depois de uma jogada confusa, ficou a clara sensação de que Ricardo Janota defendeu uma bola de golo fora da área com a mão, mas Luís Godinho assinalou apenas canto. O jogo poderia ter mudado por completo mas nem isso desmoralizou a formação ‘verde e branca’, que foi fazendo o que queria da defesa viseense. Parecia que uns andavam a dez e outros a 100, tamanha era a diferença de ritmo e andamento entre linhas e nas costas da defesa. Assim, foi com naturalidade que Cristian Ponde, aos dez minutos, inaugurou o marcador na área após bom cruzamento de Mama Baldé. Estranho foi mesmo o jogo ter chegado aos 20 minutos com a margem mínima, depois das oportunidades flagrantes de Labyad (16’) e Ponde (18’), travadas de forma superior por Ricardo Janota. Mais estranho foi que os visitantes tenham chegado ao empate, com o recém entrado Yuri a encostar depois de um bom cruzamento rasteiro de Carlos Eduardo na única oportunidade do Ac. Viseu na primeira parte. Ainda assim, tudo voltou à normalidade poucos minutos depois, com a velocidade de Podence a fazer a diferença e Ponde a mostrar instinto, cabeceando ao segundo poste para o 2-1 com que se atingiria o intervalo.

A primeira parte tinha começado bem, a segunda arrancou ainda de forma melhor: no seguimento de um lançamento de Ruben Ribeiro, Francisco Geraldes ganhou espaço e, bem longe da baliza visitante, teve um remate fulminante que entrou no ângulo da baliza viseense. Tudo corria de feição ao Sporting B, que continuava a jogar bonito e rápido como se viu numa excepcional jogada entre Labyad e Ryan Gauld, com o escocês a tentar o chapéu a Ricardo Janota sem efeitos práticos. Aos 64 minutos, Fonseca, acabado de entrar na partida, viu vermelho directo por mais uma entrada despropositada sobre Ruben Ribeiro sem necessidade, mas contra a corrente do jogo os comandados de Ricardo Chéu reduziram a desvantagem por Bura a pouco mais de 20 minutos do fim, devolvendo alguma esperança aos visitantes. Até final, foi o Sporting B controlou e, no último minuto, Francisco Geraldes fechou as contas.