Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Com menos um mas mais futebol, 'leões' regressam às vitórias

Por Jornal Sporting
13 Fev, 2016

Sporting CP B vence Oriental por 3-0 com Matheus e Tobias no 'onze'

Não é comum ver uma expulsão prejudicar a equipa que fica em superioridade numérica, mas pelo menos segundo João Barbosa, técnico do Oriental, foi isso que se passou hoje em Alcochete. "Controlámos o jogo até ficar em superioridade numérica, depois não fomos a mesma equipa", lamentou o treinador da equipa lisboeta. A verdade é que o conjunto ‘leonino’ marcou os três golos já depois da meia hora de jogo, altura em que Dramé foi expulso, mas antes disso já tinha tido oportunidades para o fazer. A vitória foi justa e expressa bem as diferenças entre as duas equipas.

Foi o próprio Dramé, primeiro de livre directo e depois numa transição iniciada por uma recuperação de Betinho, que tinha ameaçado o golo mas em ambos os casos falhou a baliza por pouco. Domingos Duarte também proporcionou uma grande defesa a Mota, guarda-redes do Oriental, na sequência de um canto. Do lado contrário, o Oriental teve uma boa oportunidade que Pedro Silva defendeu com uma excelente mancha. Depois, então, o momento que preocupou os sportinguistas mas de que o treinador do Oriental se lamenta. Dramé, depois de entrada dura, vê o vermelho directo e deixa os ‘verde e brancos’ com menos um. A estratégia, explicou Francisco Barão, na conferência de imprensa, começou por ser soltar Betinho na frente e formar uma linha de quatro nas suas costas. Resultou em cheio, e só não deu golo logo na primeira parte porque o mesmo Betinho não finalizou com sucesso uma boa jogada do flanco esquerdo do ataque, que culminou com um cruzamento de Mica que era meio-golo. Ao intervalo o nulo mantinha-se.

Do segundo tempo podia esperar-se uma supremacia da equipa visitante, dada a superioridade numérica na partida e alguma falta de confiança dos ‘leões’ face aos recentes maus resultados, mas não foi isso que se verificou. O Oriental não começou mal, tendo criado a sua melhor ocasião de golo no início do segundo tempo – remate de cabeça ao lado, na sequência de um bom cruzamento do flanco direito do ataque -, mas foi o Sporting CP Ba chegar ao golo.

Já depois de Podence desperdiçar, isolado, uma grande ocasião, foi Betinho a conseguir aproveitar uma segunda bola dentro da pequena área e inaugurar o marcador. Matheus Pereira bateu um livre lateral ao segundo poste, Tobias Figueiredo ganhou no ar e Betinho fez o primeiro. João de Deus mexeu de imediato: sai Betinho, entra Chaby. "Com o golo, reforçámos o meio-campo e libertámos os extremos para aproveitar as características deles, que são fortes no um contra um e são rápidos", afirmou o treinador adjunto ‘leonino’.

Com esta mexida táctica no Sporting CP B, o jogo pouco mais deu do que situações de perigo para a equipa da casa. O trio do meio-campo, Bubacar Djaló, Ryan Gauld e Chaby, conseguiu controlar a zona central do terreno e sobretudo as segundas bolas forçadas pelo jogo mais directo do Oriental, enquanto Matheus Pereira e Podence, mais livres, foram criando consecutivas ocasiões de golo. Depois de alguma ineficácia, uma bola entregue a Podence pela defesa contrária proporcionou o segundo golo, que Matheus concretizou a seguir a fintar o guarda-redes contrário. Já perto do final, nova combinação entre Matheus, Podence e Chaby, com este último a ser carregado dentro da grande área e a sofrer penalty. Na conversão, Matheus Pereira aproveitou para bisar e se assumir como grande destaque deste regresso à equipa B, estabelecendo o resultado no 3-0 que acabou por perdurar.

Na próxima jornada, na próxima quarta-feira, o Sporting CP desloca-se a Matosinhos para defrontar o Leixões.