Reacção Leonina sem recompensa
08 Fev, 2021
Sub-23 perderam por 2-1 no Seixal
A equipa sub-23 do Sporting Clube de Portugal visitou, nesta segunda-feira, o SL Benfica, saindo derrotado por 2-1, no jogo referente à sétima jornada da fase de apuramento para a Taça Revelação, que fechou a primeira volta. Os Leões começaram em desvantagem no marcador, mas três minutos depois Joelson Fernandes repôs a igualdade. No segundo tempo, uma bola parada voltaria a colocar os encarnados na frente do marcador, mas desta vez a reacção do Sporting CP não teve prémio.
Ambas as formações chegaram ao dérbi em momentos positivos. As águias com duas vitórias consecutivas nos últimos dois jogos e os Leões acumulavam cinco jogos sem derrotas, tendo vencido, em casa, na última jornada frente ao Boavista FC (2-1).
As primeiras situações de golo foram para os encarnados, mas Diego Callai, guardião Leonino de apenas 16 anos, bloqueou ambos os remates. O SL Benfica assumia posses mais longas, enquanto os Leões juntavam as suas linhas para dificultar a progressão adversária. Por sua vez, o Sporting CP tentava construir a três, com Renato Veiga entre os centrais para ligar o jogo por dentro com os extremos Bruno Tavares e Joelson Fernandes.
Aos 16 minutos, as águias inaugurariam o marcador, graças a um remate de fora da área de Rafael Brito, mas os Leões responderam três minutos depois. Duarte Carvalho encontrou a entrada de Joelson Fernandes na área que, no cara a cara, desviou com sucesso para o 1-1.
De seguida, o conjunto encarnado ainda teve mais duas oportunidades, mas Diego Callai mostrava-se a bom nível. A partir da meia hora de jogo, a formação orientada por Filipe Pedro melhorou a pressão, conseguiu ter mais posse de bola e subir no terreno com mais efectividade. Na sequência de um canto, o capitão Hevertton Santos cabeceou por cima em boa posição e, antes do intervalo, Diogo Nascimento, extremo encarnado, atirou em arco para fora, mas o 1-1 seguiu para o segundo tempo.
O equilíbrio de forças marcou o reatamento da partida, mas uma bola parada aos 54 minutos voltaria a inclinar o marcador para as águias. Canto batido para o segundo poste, onde surgiu o central António Silva que colocou o SL Benfica de novo em vantagem.
A partir do banco, Filipe Pedro promoveu cinco alterações em poucos minutos para tentar mexer com o jogo. Tiago Ferreira, um dos jovens que entrou na partida, ameaçou de imediato ao atirar à figura do guardião adversário. A equipa encarnada procurava agora apostar nas transições rápidas para aproveitar as linhas mais subidas do Sporting CP.
Nos últimos dez minutos, o cerco Leonino à área adversária intensificou-se. Numa jogada de entendimento colectivo, o lateral Hevertton Santos conseguiu chegar à linha final para cruzar, mas Gonçalo Costa, em boa posição, não cabeceou de forma certeira e o 2-1 manteve-se até ao apito final. A equipa orientada por Filipe Pedro fecha a primeira volta desta segunda fase com os mesmos 18 pontos e vê fugir o SL Benfica, com 23 pontos, no primeiro lugar.
Sporting CP: Diego Callai [GR]; Hevertton Santos [C], Rodrigo Rêgo, Chico Lamba, Flávio Nazinho (Gonçalo Costa 64'); Renato Veiga, João Daniel, Duarte Carvalho (D. Cabral 69'), Bruno Tavares (Lucas Dias 62'), Joelson Fernandes (Tiago Ferreira 62') e Youssef Chermiti (Paulo Agostinho 62').