Leoas reforçam invencibilidade em casa
06 Dez, 2025
Sporting CP vence o BC Barcelos por 74-64
A equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado ao final da tarde, o BC Barcelos por 74-64, reforçando um início de época sólido e muito competitivo. À nona jornada, as comandadas de João Pedro Vieira continuam invictas no Pavilhão João Rocha e somam agora 17 pontos, ocupando a segunda posição da Liga em igualdade com o SL Benfica, na temporada de regresso ao escalão máximo da modalidade.
Com Simone Costa, Emma Huff, Luana Serranho, Emília Ferreira e Dayna Rouse no cinco inicial, foi precisamente a camisola 21 quem abriu o marcador, após dois minutos onde as equipas se estudaram mutuamente, na tentativa de decifrar caminhos até ao cesto adversário.
O BC Barcelos respondeu de imediato (2-2), mas Simone Costa converteu o primeiro triplo da tarde e, pouco depois, Emma Huff também fez o gosto à mão (8-2). As visitantes procuraram travar o ritmo Leonino com presença no jogo interior, mas Dayna Rouse voltou a acertar de longa distância (13-7).
O encontro seguiu equilibrado, com as visitantes a dar boa réplica, até que nos segundos finais do primeiro quarto o Sporting CP voltou a ganhar ascendente: Cláudia Almeida foi eficaz da linha de lance livre e Emma Huff finalizou perto do cesto, fechando o parcial em 20-13.
O segundo período começou com pontos visitantes (20-16), antes de Dayna Rouse assumir novamente o protagonismo com outro tiro exterior (23-16) e Luana Serranho concluir uma boa acção individual (25-18). Contudo, o controlo do ressalto defensivo permitiu ao BC Barcelos recuperar e manter-se dentro do jogo. Tanto que, a três minutos do intervalo, e beneficiando de algum desacerto ofensivo do Sporting CP em posses consecutivas, as barcelenses reduziram para a diferença mínima e, após nova falta, consumaram mesmo a momentânea reviravolta no marcador (29-30).
A resposta surgiu novamente pela mão de Dayna Rouse com mais um triplo (32-30), o BC Barcelos voltou a nivelar a partir e, no minuto seguinte, Luana Serranho devolveu a liderança às Leoas (34-32). No fecho do período, Simone Costa voltou a encontrar espaço e somou mais três pontos, fixando o resultado em 37-32 com que as equipas desceram aos vestiários. Uma vantagem curta, mas justa, sobretudo pela forma como o Sporting CP geriu os momentos decisivos de pressão, apesar da eficácia visitante.
O terceiro período arrancou uma vez mais com pontos visitantes, mas Luana Serranho e a inevitável Dayna Rouse regressaram do intervalo num ritmo altíssimo e, com dois triplos consecutivos, voltaram a abrir distâncias até aos nove pontos (43-34). Simone Costa juntou-se à eficácia exterior e elevou para 11 a diferença no parcial (45-34).
A crescer no jogo, Luana Serranho assinou os seis pontos que colocaram o marcador em 51-38 a meio do quarto, a maior diferença até então e um sinal claro do controlo Leonino, com Maria Kostourkova muito forte nos ressaltos defensivos e a limitar segundas oportunidades às adversárias.
Já nos minutos finais do período, e sem argumentos para contrariar o acerto do Sporting CP, o BC Barcelos procurou encurtar a margem e chegou ao último quarto a perder por 53-44.
No derradeiro período, o Sporting CP continuou a gerir a vantagem (58-46), com Dayna Rouse a ultrapassar a barreira dos 20 pontos, Emma Huff a voltar a converter da linha de três pontos e Simone Costa de mão quente, abrindo uma diferença de 14 pontos quando faltavam três minutos para a buzina final (66-52).
Simone Costa, em excelente plano, ainda levou o marcador para a casa dos 70 (70-54) e, já em gestão de esforço, as verde e brancas mantiveram o controlo até ao 74-64 final, num encontro que terminou ainda com nota para a estreia de Rita Chainho nos últimos instantes da partida.
Após um incontestável regresso às vitórias, as Leoas voltam a entrar em campo já na próxima segunda-feira, às 16h00, no Pavilhão Municipal da Lavandeira, casa do SC Coimbrões.
Sporting CP: Márcia Carvalho (2), Simone Costa (14), Mariana Barros, Maria Kostourkova, Emma Huff (11), Cláudia Almeida (2), Luana Serranho (17), Rita Chainho, Ana Urbano, Emília Ferreira [C] (6), Dayna Rouse (24), Maria Cruz. Treinador: João Pedro Vieira.