Terceiro período penaliza Leões
06 Dez, 2025
Sporting CP perdeu na visita ao CD Esgueira (95-87)
A equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu este sábado com o CD Esgueira por 95-87, em jogo a contar para a 7.ª jornada da fase regular da Liga. Depois de dois períodos muito equilibrados, os Leões perderam a liderança no terceiro quarto e, apesar do esforço, já não conseguiram recuperar o comando da partida.
Com Brandon Johns, Francisco Amarante, Robby Robinson, Malik Morgan e Stephan Swenson no cinco inicial, o Sporting CP entrou mais esclarecido, encontrando cedo soluções perto do cesto (0-3). O CD Esgueira reagiu e aproximou o marcador por diversas vezes (4-5, 10-11), mas os verdes e brancos voltaram a acelerar e chegaram aos nove pontos de vantagem (10-19), muito por via do acerto de Malik Morgan, que somou oito pontos só no primeiro quarto.
A resposta da equipa da casa, agressiva no ressalto e na ocupação das linhas de passe, permitiu ao CD Esgueira igualar o encontro (19-19), antes de o Sporting CP fechar o parcial em 22-25 ao fim dos primeiros dez minutos.
O segundo período abriu da melhor forma para os Leões: Diogo Ventura encontrou espaço na linha exterior, assinou um triplo de execução perfeita, sofreu falta e converteu ainda o lance livre, elevando o resultado para um mais confortável 22-29. Ainda assim, o CD Esgueira voltou a reagir, aproximando o marcador (31-33) e obrigando os verdes e brancos a reajustar a defesa.
A resposta chegou novamente à lei da bomba: Stephan Swenson e Malik Morgan converteram triplos consecutivos (33-39) e devolveram alguma folga à vantagem Leonina. O CD Esgueira também insistiu na longa distância e reduziu de imediato, mas Brandon Johns recuperou a bola em zona proibida, encestou e ainda ganhou falta, permitindo ao Sporting CP voltar a crescer no marcador e ultrapassar a casa dos 40 pontos (36-42).
Francisco Amarante, da linha de lance livre, confirmou a eficácia Leonina nesse capítulo, mantendo os 100% de acerto até então, e João Fernandes, a lançar de muito longe, elevou o marcador para 40-47. O CD Esgueira, sempre combativo, aproveitou um desacerto ofensivo momentâneo do Sporting CP para se aproximar (45-48), mas Malik Morgan voltou a assumir a iniciativa e fechou o parcial com o 45-50 com que o encontro chegou ao intervalo.
No regresso dos balneários, os anfitriões marcaram primeiro (47-50), reduzindo novamente a diferença para três pontos. Francisco Amarante e Brandon Johns ainda pontuaram, mas o CD Esgueira respondeu de imediato (52-53) e os Leões atravessaram uma fase de menor acerto na finalização.
Foi então que Malik Morgan voltou a assumir protagonismo, assinando um triplo de grande distância (52-55). Contudo, o CD Esgueira respondeu na mesma moeda, restabeleceu a igualdade (55-55) e, com o público a empurrar, passou mesmo para a frente do marcador (58-55). Malik Morgan somou mais três pontos, repondo o empate, mas, do outro lado, os anfitriões voltaram a acertar do perímetro e recuperaram a liderança com o segundo triplo consecutivo (61-58).
Mais fortes nesta fase do encontro, os locais somaram novo lançamento de três pontos (64-58), mas Malik Morgan, em clara mão quente, reduziu com outra bomba (64-61), sofreu falta e converteu o livre respetivo, chegando aos 23 pontos na conta pessoal (64-62).
O camisola 24 cavou nova falta no ataque seguinte e empatou novamente a partida, mas, na resposta, Bol Tong assinou o seu quarto triplo consecutivo (67-64), num duelo muito particular com Malik Morgan.
Francisco Amarante, numa jogada de insistência, penetrou pela linha final, fez o 67-66 e ganhou falta, igualando novamente o marcador (67-67). Num encontro de elevada intensidade, o CD Esgueira voltou a encontrar soluções exteriores e fechou o período em 72-67, deixando ao Sporting CP a responsabilidade de, no derradeiro quarto, contrariar os mais baixos índices de eficácia ofensiva registados nesta fase do jogo.
Contudo, os Leões não entraram bem no derradeiro período e, com duas transições muito rápidas, o CD Esgueira cavou uma vantagem de dez pontos (77-67). Na resposta, Stephan Swenson reduziu para oito, mas os anfitriões voltaram a mostrar-se muito eficazes (79-69), ao contrário do Sporting CP, que manteve dificuldades na construção ofensiva neste arranque de quarto.
Os da casa continuaram a controlar o ritmo, apesar de um triplo de Francisco Amarante e de novas tentativas de Brandon Johns (85-76), e ficou evidente que os Leões teriam de se superar para contrariar o crescendo do CD Esgueira. E tentaram fazê-lo.
Brandon Johns, com um afundanço, voltou a aparecer na profundidade para encurtar distâncias (85-78) e João Fernandes reduziu a diferença para apenas cinco pontos, mas os anfitriões mantiveram-se organizados em toda a linha e voltaram a ampliar para nove.
Com pouco mais de um minuto por jogar, Luís Magalhães pediu desconto de tempo para tentar alterar o rumo dos acontecimentos e, na sequência, Francisco Amarante reduziu para sete (89-82). Subindo linhas, os Leões pressionaram fortemente o CD Esgueira e Malik Morgan ainda acertou mais um triplo (91-85), mas o Sporting CP já não conseguiu inverter o resultado (95-87) e saiu de Aveiro com uma derrota que não apaga, contudo, o bom momento competitivo da equipa verde e branca.
Sporting CP: Brandon Johns (16), Francisco Amarante (14), Robby Robinson (2), Malik Morgan (28), Stephan Swenson (10), Uwais Razaque, Malik Bowman (2), Maleeck Harden-Hayes, Miguel Correia, Rui Palhares (4), Diogo Ventura (6), João Fernandes (5). Treinador: Luís Magalhães.