Sporting empata com Sp. Braga
28 Out, 2015
Divisão de pontos na jornada em atraso da Liga SportZone
O Sporting empatou esta noite a duas bolas na recepção ao Sp. Braga/AAUM, no jogo em atraso da 2.ª jornada da Liga SportZone.
Os 'leões' iniciaram a partida em 3x1, com Fortino como pivot e foi dos pés do italo-brasileiro que surgiram as duas primeiras oportunidades, primeiro num remate à entrada da área que passou perto do poste logo aos dois minutos, depois na sequência de uma reposição lateral. Os 'verde e brancos' procuravam com esta estratégia esticar o jogo e encontrar espaço junto à baliza defendida por Vítor Hugo, mas os bracarenses entraram em campo com uma defesa baixa e muito coesa, que dificultou a tarefa 'leonina'.
Os 'arsenalistas' procuravam aproveitar todas as falhas defensivas para avançar no terreno em transição rápida e foi assim que, aos três minutos, Paulino Roxo obrigou Marcão a mostrar serviço, na sequência de uma reposição lateral mal calculada por Merlim e, um minuto depois, com um remate para as mãos do guardião 'verde e branco'.
O Sporting criava perigo em situações de construção, o Braga mais em transição e em lançamentos longos. Merlim podia ter chegado ao golo aos 5', depois de um bom trabalho na zona central, mas falhou na cara de Vítor Hugo. Na resposta, Tiago Brito chutou para defesa esforçada de Marcão.
Depois de algumas ameaças, Cavinato atirou para o 1-0 aos 7', com um bom remate de pé esquerdo a aproveitar a subida de Marcão. Esperava-se um Sporting mais intenso, mas foi o Sp. Braga/AAUM que subiu as linhas, aproveitando, também, o facto de os 'leões' terem mudado a estratégia para um 4x0. Os forasteiros subiram na partida e foram aproveitando as crescentes falhas defensiva dos 'verde e brancos'. Foi assim que, aos 18', Paulinho Roxo empatou dando a melhor sequência a uma escorregadela de Diogo que originou o contra-ataque.
Fortino entrou de imediato para conferir mais profundidade ao ataque dos 'leões' e Cary até podia ter feito o 2-1 num remate perigoso de meia-distância, mas foi o Sp. Braga/AAUM que chegou ao golo a escassos segundos do intervalo, mais uma vez numa transição rápida: Marcão saiu mal dos postes para travar a acção de Nilson e, com o choque dos dois jogadores, André Coelho aproveitou para encostar a contar.
O Sporting partiu para o segundo tempo com a mesma estratégia, 3x1 com Fortino na frente, e o jogo manteve, de início, as características: os 'leões' ligeiramente por cima, com mais posse de bola, e os 'arsenalistas' a apostarem mais nas transições e no acerto defensivo. Logo aos 22', Paulinho Roxo criou perigo numa recarga a remate de André Machado e, na resposta, Diogo fez bom remate de primeira com o pé esquerdo.
Aos 30', André Gomes isolou André Coelho na frente e, no 1x1 com Marcão, quase aumentou a vantagem forasteira mas, a partir daí, o Sporting subiu a intensidade e assumiu o controlo do jogo, criando, em apenas três minutos, três ocasiões flagrantes de golo, com a bola a morrer nos ferros da baliza de Vítor Hugo: primeiro por Fortino, num remate à entrada da área, depois por Paulinho, num bom remate pela esquerda e, finalmente, por Diogo, pelo flanco contrário.
Marcão ia subindo para criar espaços e o Sporting ia respondendo bem, criando oportunidades para aumentar a contagem. Aproveitando este bom período, e fazendo jus à máxima de que "água mole em pedra dura tanto bate até que fura", os 'leões' empataram por intermédio de Diogo, a dar a melhor sequência a uma passe longo exímio de Alex Merlim.
A cinco minutos do intervalo, e na tentativa de travar o ímpeto dos 'leões' – empurrados pela Onda Verde das bancadas – os 'arsenalistas' colocaram Paulinho Rocha como guarda-redes avançado para gerirem o jogo, mas continuava a dar Sporting. Os últimos minutos foram de grande intensidade, com os comandados de Nuno Dias a terem de ter paciência redobrada para furar a boa defesa forasteira. A um minuto e meio do fim, Fábio Lima criou uma oportunidade soberana, para grande defesa de Vítor Hugo, e Pedro Cary entrou como guarda-redes avançado, dando origem a mais duas ocasiões para os 'leões' – primeiro por Fábio Lima ao segundo poste e em seguida por Fortino, num remate à entrada da área a passar por cima. Marcão ainda foi obrigado a uma grande defesa a escassos segundos do final, quando Tiago Brito lhe surgiu no 1x1, mas o resultado teimou em ditar a divisão de pontos.
Com este resultado, o Sporting mantém-se no segundo lugar da fase regular da Liga SportZone, com 19 pontos.