Leoas levadas ao limite até a ‘negra’ ser verde
08 Dez, 2025
Triunfo da equipa de voleibol do Sporting CP frente ao Leixões SC por 3-2 em sets
A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu esta segunda-feira o Leixões SC por 3-2, na 10.ª jornada da Liga.
Um triunfo muito suado, digno de Leoas de enorme combatividade e determinação, ao final de mais de duas horas e meia de encontro, num fim de semana (prolongado) de jornada dupla - na véspera o Sporting CP havia vencido o SL Benfica por 3-1.
O Sporting CP completou assim um ciclo de dois jogos de enorme exigência com duas vitórias e permanece invencível em casa.
O jogo foi extremamente renhido e decidido em diversos pormenores. No primeiro set e depois de enorme equilíbrio, a recta final do Sporting CP foi mais forte, com o serviço a fazer a diferença. 25-20 foi o resultado do primeiro parcial, com Ingrid Félix a fazer o ponto final.
No segundo set, a história foi inversa e o 21-25 final resultou de dois factores conjugados: melhor serviço e mais variedade nas soluções de ataque da equipa de Matosinhos e mais erros na recepção das Leoas. 21-25 com um último remate para fora de Jéssica Miranda sentenciou o segundo set para as visitantes.
No terceiro parcial, novamente mais Sporting CP no jogo. Equilíbrio inicial, depois mais Sporting CP, seguido de fase de dificuldade na recepção do Sporting CP a partir do bom serviço da distribuidora Azul Benitez para empates a 16 pontos e depois vantagem de 16-17 da equipa visitante.
Depois de sair da referida rotação de recepção ao serviço, o Sporting CP arrancou para a conquista do set, com Ana Clara Nunes e Ingrid Félix em evidência a concretizarem pontos até ao 25-23 final.
No quarto set, o Leixões SC, com Gabriela Coelho a impor-se no bloco, conseguiu uma primeira vantagem de 5-9, que teve resposta por Ana Clara Nunes – nova muito boa exibição da central Leonina.
Mas as dificuldades de recepção do Sporting CP persistiram e por isso a equipa de Rui Pedro Silva teve de andar atrás no resultado, com o desgaste físico e também psicológico que a situação acarreta. 19-25 foi o resultado do quarto parcial, o que levou o jogo à conhecida ‘negra’.
Aí, o Sporting CP deu mais um exemplo de transcendência e combatividade. O equilíbrio foi a nota dominante, mas na mudança de campo, o Sporting CP estava na frente por 8-7, com Ingrid Félix a rematar várias vezes com sucesso e Ana Clara Nunes a dominar no capítulo do bloco.
Com enorme espírito de entreajuda – Daniela Loureiro é um verdadeiro pronto socorro, que defende muitas bolas e tem um espírito contagiante – o Sporting CP partiu para uma recta final de set categórico e quando Ingrid Félix num serviço directo fez o 14-10, as Leoas ganharam uma margem que permitiu fechar nos 15-12 com o último ponto a ser um ataque à linha de Anahí Tosi.
Triunfo do acreditar, do espírito de luta, tenacidade e, claro, muita qualidade voleibolística da equipa do Sporting CP, que conta por vitórias todos os jogos realizados em casa na presente temporada.
Sporting CP: Maria Carlos Marques[L], Jéssica Miranda (10), Amanda Cavalcanti (6), Leslie Tagle (4), Anahí Tosi (13), Ozge Kinasts (3), Tainá Alessandra (7), Jady Gerotto, Ingrid Félix (14), Daniela Loureiro [L] [C] (1), Kanna Hanazawa, Ana Clara Nunes (25)