Igualdade a fechar a primeira fase
05 Mar, 2022
Equipa B empata 2-2 em casa da UD Santarém
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal fechou este sábado a primeira fase da Liga 3 com um empate 2-2 no terreno da UD Santarém, em encontro da 22.ª jornada da série B.
Vinda de dois triunfos consecutivos, com um registo de cinco golos marcados e zero sofridos, a turma orientada por Filipe Çelikkaya apresentou-se no Campo Chã Das Padeiras, em Santarém, com apenas uma alteração no onze: Miguel Menino deu o lugar ao capitão Eduardo Pinheiro.
Bem disputada de parte a parte, embora sem grandes ocasiões de golo, a primeira metade arrancou praticamente com o 1-0 para os Leões logo aos nove minutos. Renato Veiga, através de um remate de pé esquerdo rasteiro à entrada da área, estreou-se a marcar nesta prova.
Já aos 29 minutos, a formação verde e branca viu as coisas complicarem-se devido à expulsão de Eduardo Pinheiro, que viu o segundo amarelo e consequente vermelho, deixando o Sporting CP reduzido a dez unidades quando faltava ainda mais de uma hora para jogar.
A desvantagem numérica obrigou os visitantes a recuar no terreno e a fechar as linhas, ao mesmo tempo que a UD Santarém aproveitou para ensaiar os primeiros remates à baliza de Diego Calai, guarda-redes de apenas 17 anos que, ainda assim, não teve problemas de maior.
Na segunda parte, a primeira grande ocasião foi do Sporting CP, com Flávio Nazinho a ficar muito perto do 0-2 na sequência de um livre directo em que acertou com estrondo no poste. Ainda assim, seria a turma da casa a restabelecer o empate logo a seguir, aos 56 minutos.
A resposta Leonina não podia ter sido melhor, pois apenas seis minutos depois, aos 62’, Flávio Nazinho cruzou a partir da esquerda e descobriu no coração da área Rodrigo Ribeiro, avançado de apenas 16 anos que encostou de primeira para o 1-2 e devolveu a vantagem aos Leões. Nota para o facto de este ter sido também o primeiro golo do jovem nesta edição da Liga 3.
Mesmo com dez, o Sporting CP bateu-se de igual para igual e dividiu o jogo, saltando à vista a agressividade defensiva imposta em campo. No entanto, no espaço de apenas três minutos os Leões sofreram dois duros golpes: aos 77’ a UD Santarém restabeleceu o empate, e aos 80’ Vando Félix foi expulso por acumulação de amarelos, deixando o Sporting CP com nove.
Na recta final, como seria de prever, a formação de Santarém revelou um certo ascendente, devido ao facto de estar a actuar com mais duas unidades, mas encontrou pela frente uma defesa sólida e um Diego Calai muito inspirado entre os postes, o que impediu males maiores.
Com o final da primeira fase da Liga 3, segue-se agora o segundo momento competitivo da mais recente competição nacional, que tem arranque marcado para o dia 20 de Março.
Sporting CP: Diego Calai [GR], Gonçalo Esteves (Hevertton Santos, 80’), José Marsà, Rafael Fernandes, Flávio Nazinho, Gonçalo Costa, Eduardo Pinheiro [C], Renato Veiga, Mateus Fernandes (Diogo Brás, 80’), Vando Félix e Rodrigo Ribeiro.