Domínio Leonino sem resultados práticos
06 Nov, 2022
Equipa B esteve quase sempre por cima mas cedeu perante a UD Leiria (1-0)
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal saiu derrotada às mãos da UD Leiria por 1-0, na tarde deste domingo, em partida a contar para a oitava jornada da série B da Liga 3.
O técnico Filipe Çelikkaya fez três alterações no onze ao promover as entradas de José Marsà, Mateus Fernandes e Diogo Cabral, para defrontar um emblema histórico que investiu muito com o objectivo de subir de divisão e que conta nas suas fileiras com nomes experientes do futebol nacional, como Diogo Amado, e vários ex-Leões como Gonçalo Batalha ou também Pedro Empis.
A atravessar um excelente momento, depois de quatro vitórias consecutivas sem qualquer golo sofrido, os Leões entraram no relvado do Estádio Municipal de Leiria com uma postura muito ofensiva e instalaram-se no meio-campo da turma da casa. Fatawu Issahaku esteve em destaque nos minutos inaugurais, ao revelar-se um quebra-cabeças para a defesa contrária na ala direita.
Numa primeira metade de sentido único, em que teve 70% de posse de bola, a formação de Alvalade foi sempre dominadora, enquanto o adversário ficou na expectativa. Ainda assim, os lances de perigo escassearam, com excepção para dois remates de Fatawu e duas saídas rápidas dos leirienses, uma negada por Diego Calai com uma mancha e outra cujo remate saiu por cima.
No regresso dos balneários, Joelson Fernandes entrou para o lugar de Diogo Cabral na ala esquerda e a toada manteve-se, com o Sporting CP a controlar. N entanto, desta feita as oportunidades de golo chegaram cedo, primeiro por Mateus Fernandes, que atirou rasteiro para grande defesa de Carlos Alves e, a seguir, por um jogador da UD Leiria que quase fez autogolo.
Apesar disso, e contra a corrente do jogo, os homens da casa colocaram-se em vantagem aos 54 minutos por Jair Silva, num cabeceamento, o que obrigou os Leões a carregarem ainda mais no ataque. Fatawu tentou a sorte do meio da rua, com a bola a passar ao lado, mas o conjunto da casa também ameaçou, com o guardião Diego Calai a relevar-se decisivo com duas belas defesas.
Já após o minuto 70, Afonso Moreira, Samuel Justo, Francisco Canário e Jesús Alcantar foram a jogo, numa altura em que o Sporting CP continuava mais perigoso, embora com dificuldades em acertar o último passe. Por isso mesmo, as tentativas chegaram mais uma vez de longa-distância, num remate de Dário Essugo, e de bola parada, com Gilberto Batista a cabecear por cima.
Na recta final, a formação Leonina encostou o adversário às cordas e andou sempre próxima da baliza contrária, apostando muitas vezes nos cruzamentos. Apesar disso, o lance mais prometedor até ao término acabou por surgir novamente de um remate de longe, com Afonso Moreira a falhar o alvo por pouco, esgotando-se o cronómetro sem mais alterações no placard.
Os Leões voltam a jogar no próximo sábado, 12 de Novembro, em casa do FC Oliveira Hospital.
Sporting CP: Diego Calai [GR], Diogo Travassos, Renato Veiga, Gilberto Batista, José Marsà, Dário Essugo [C] (Jesús Alcantar, 78’), Mateus Fernandes, Diogo Abreu (Samuel Justo, 73’), Fatawu Issahaku (Afonso Moreira, 73’), Diogo Cabral (Joelson Fernandes, 45’) e Rodrigo Ribeiro (Francisco Canário, 78’).