"É uma corrida de longo curso e temos de demonstrar rendimento todas as semanas"
12 Ago, 2023
Filipe Çelikkaya antes do duelo da equipa B com o SC Covilhã este domingo (18h00)
Após ter entrado a vencer na Liga 3, a equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal volta a jogar já este domingo (18h00), na casa do SC Covilhã, em duelo da segunda ronda da série B.
Antes de abordar este encontro, o técnico Filipe Çelikkaya recordou a jornada inaugural da competição, que terminou com um triunfo por 1-0 sobre o Amora FC, sublinhando o facto de os Leões terem entrado em campo com seis juniores e terem estreado sete jogadores na Liga 3.
“Demonstra mais uma vez que os jovens jogadores têm dado resposta em palcos mais exigentes como a Liga 3, num contexto mais complexo do que estavam habituados. Fiquei muito satisfeito não só pelo resultado, mas também pelas sete estreias de jovens que no último ano estavam nos sub-19. Quero dar os parabéns aos jogadores”, começou por afirmar à Sporting TV.
Ainda assim, logo de seguida, o técnico considerou que a Liga 3 é “uma corrida de longo curso em que é preciso demonstrar rendimento todas as semanas”, pois este é um contexto “muito equilibrado e competitivo”, ideia corroborada pelo facto de na primeira jornada se terem registado vários empates e apenas duas vitórias, curiosamente do Sporting CP e do SC Covilhã.
“Tanto na série A como na B os jogos têm-se decidido nos minutos finais. Conhecemos bem esta Liga e são sempre duelos muito difíceis, em que o último pode ganhar ao primeiro, mas partimos com uma grande ambição de vencer, jogar bem e dar oportunidades a esta equipa de se mostrar”, frisou o timoneiro verde e branco, que espera uma partida “extremamente difícil” frente ao SC Covilhã.
“Vamos defrontar uma equipa que estava na segunda Liga há vários anos e que tem muitos jogadores que transitaram para esta época. Têm muita experiência acumulada, tal como o seu treinador. Já analisámos o SC Covilhã e sabemos que temos pela frente uma tarefa complexa, mas vamos com muita ambição de fazer uma boa partida e trazer os três pontos”, reforçou.
Filipe Çelikkaya deu depois a receita para o triunfo neste encontro, para o qual, devido a motivos de calendarização, o Sporting CP terá menos um dia de descanso. “Não nos podemos desviar um milímetro do plano, sabendo que temos de aproveitar da melhor forma possível qualquer dificuldade que eles possam ter. É nisso que estamos focados, até porque o SC Covilhã tem quatro dias de descanso e nós apenas três. Mas vamos preparados e com a mesma mentalidade vencedora que mostramos todos os jogos”.
Já Manuel Mendonça, médio verde e branco de 18 anos, começou por deixar elogios relativamente à forma como a equipa se apresentou na primeira jornada diante do Amora FC.
“A resposta foi muito positiva, todos superaram as expectativas e estiveram muito confiantes. Unimo-nos para fazer um bom jogo e os mais velhos deram-nos algumas dicas, o que foi muito útil”, referiu o internacional sub-18, que fez nesse jogo a estreia na Liga 3 (a titular), apontando as diferenças entre esta realidade e a que vivia quando representava os sub-19 e os sub-23.
“Estes jogos são muito mais intensos, temos de pensar e decidir muito mais rápido, além de arranjar outras soluções, como antecipar os lances. Apesar de os adversários terem a experiência a favor deles, nós temos outras coisas como a velocidade. É importante porque ao longo do tempo vamos evoluindo e adaptando-nos, e com isso vamos acabar por crescer muito”.
Quanto ao embate com o SC Covilhã, Manuel Mendonça espera um jogo “competitivo”. “Eles têm muitos jogadores experientes que vieram da Liga 2, mas trabalhámos bem durante a semana e fizemos o que o míster pediu nos treinos. Vamos certamente responder bem”, garantiu, acrescentando: “Entramos sempre para ganhar e, jogando bem, ficaremos mais próximos disso”.
A fechar, o centro-campista deixou uma palavra aos Sportinguistas, agradecendo a sua presença em massa no encontro diante do Amora FC, que se realizou numa quarta-feira ao final da tarde.
“É muito importante termos o apoio dos adeptos, dá-nos mais força e vontade. É sempre bom tê-los perto de nós e agora queremos corresponder às expectativas deles para virem mais vezes”.