Sporting CP é quem mais dá a Portugal
23 Mar, 2016
'Leões' contam com 83 presenças na Selecção Nacional, nas últimas 32 convocatórias
Somam-se os números, multiplicam-se as confirmações: o Sporting CP é o Clube que mais jogadores fornece à Selecção Nacional. Desde o Mundial de 2010, passaram quase seis anos e 32 convocatórias. Nessas, Agostinho Oliveira, Carlos Queiroz, Paulo Bento e Fernando Santos chamaram 702 nomes, grande parte deles repetidos (são, na verdade, 702 presenças de jogadores, não significando obrigatoriamente atletas diferentes), com o Clube de Alvalade a contar 83 presenças, seguido de Real Madrid (79) e FC Porto (68).
Numa Selecção Nacional onde a influência dos clubes portugueses não passa dos 37,2% contra 62,8% dos emblemas estrangeiros, com destaque para Real Madrid e Zenit, que aparecem bem posicionados na lista de clubes que maior presença adquiriram na formação de Portugal, a presença de jogadores ‘leoninos’ tem vindo a aumentar nos últimos tempos, com a chegada de Fernando Santos ao leme da Selecção a alavancar a chamada de atletas do Sporting CP à Selecção das Quinas, como é exemplo a recente convocatória para os particulares frente a Bélgica e Bulgária, onde os ‘leões’ estão em maior número com a presença de quatro atletas: Rui Patrício, William Carvalho, Adrien e João Mário.
Destaque ainda para a presença de clubes estrangeiros, como o Valência ou o Besiktas, com apostas em vários atletas portugueses e que ocupam lugar de destaque num top-10 de presenças nas convocatórias da Selecção Nacional onde apenas aparecem quatro equipas portuguesas.
Top-10 de presenças nas convocatórias da Selecção:
1.º Sporting: 83
2.º Real Madrid: 79
3.º FC Porto: 68
4.º Sp. Braga: 59
5.º Zenit: 47
6.º Benfica: 40
7.º Valência: 37
8.º Besiktas: 25
9.º Fenerbahçe: 24
10.º AS Mónaco: 21