Foto José Lorvão
Leão afia as garras na Amoreira
Por Sporting CP
19 Set, 2021
19 Set, 2021
Sporting CP vence GD Estoril Praia com golo de Pedro Porro
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu o GD Estoril Praia por 0-1, este domingo, no Estádio António Coimbra da Mota, em jogo da sexta ronda da Liga Portugal.
Ainda sem poder contar com os lesionados Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves, Rúben Amorim apostou na titularidade de Matheus Reis no trio de centrais, ao lado de Luís Neto e do regressado Sebastián Coates, e promoveu ainda a estreia do reforço Pablo Sarabia no onze.
Recém-promovidos ao principal escalão nacional, os canarinhos têm sido a equipa sensação da nova época e ainda não tinham perdido ao fim de cinco jogos, pelo que seria de esperar um encontro muito disputado, algo que acabou por se verificar ao longo dos 90 minutos.
O primeiro lance de perigo da partida pertenceu aos homens da casa, que obrigaram Adán a duas excelentes defesas no mesmo lance, mas a partir dos 25 minutos os Leões passaram a ter mais bola, enquanto os estorilistas apostavam no contra-ataque, e as oportunidades surgiram.
Quase em cima da meia hora, Pedro Porro recebeu na direita, ensaiou o cruzamento e serviu Paulinho, que depois de rodopiar sobre si próprio rematou para uma grande defesa de Dani Figueira. Logo a seguir, nova situação de perigo, com Joãozinho a cortar de forma decisiva.
Até ser atingido o período de descanso, voltaram a escassear os lances dignos de registo junto de ambas as balizas, o que resultou na manutenção da igualdade a zero na Amoreira.
A segunda parte, que se adivinhava de alta rotação, abriu logo com uma ameaça do Sporting CP, com Paulinho a ficar perto do golo, e o cerco foi-se apertando cada vez mais para a equipa da casa, que via os Leões aproximarem-se da sua baliza, quase sempre com muito perigo.
Aos 65 minutos, Dani Figueira cometeu falta clara sobre Paulinho dentro da área, com o árbitro a assinalar penálti e a admoestar o guarda-redes com o cartão amarelo. Na conversão, Pedro Porro não tremeu e fez o 0-1, colocando a formação de Alvalade na dianteira do placard.
Ainda sem qualquer oportunidade criada na segunda metade, o GD Estoril Praia viu-se obrigado a avançar no terreno. Passou a jogar mais perto da baliza de Adán, que esboçou a primeira defesa apenas aos 80 minutos, mas sem nunca conseguir assustar o espanhol.
Até ao final, o Sporting CP ainda ficou perto de marcar, na sequência de um remate de longa distância de Palhinha defendido pelo guarda-redes, mas os três pontos já não fugiram mesmo aos Leões, que regressaram assim às vitórias com um triunfo complicado, mas merecido.
A turma de Rúben Amorim volta a jogar na próxima sexta-feira frente ao CS Marítimo.
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Luís Neto, Sebastián Coates [C], Matheus Reis, Pedro Porro, João Palhinha, Matheus Nunes, Rúben Vinagre (Jovane Cabral, 62’), Pablo Sarabia (Tiago Tomás, 82’), Nuno Santos (Ricardo Esgaio, 88’) e Paulinho.