Rumo às meias-finais da Taça de Portugal!
11 Jan, 2022
Triunfo sobre o Leça FC por 0-4 garante passagem à próxima fase
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal garantiu uma vaga nas meias-finais da Taça de Portugal, esta terça-feira, ao vencer o Leça FC por 0-4 no Estádio Capital do Móvel.
De regresso ao banco após ter cumprido um período de isolamento devido à COVID-19, Rúben Amorim promoveu sete alterações em relação ao onze que defrontou o CD Santa Clara, com destaque para as titularidades de Gonçalo Inácio, Rúben Vinagre e Tiago Tomás. Pedro Porro fazia parte das escolhas iniciais, mas ressentiu-se de lesão e foi substituído por Ricardo Esgaio.
Disputado em Paços de Ferreira, por ser considerado de alto risco, o encontro arrancou com a turma de Alvalade a dominar e a circular a bola com paciência à procura de espaços, o que acabaria por surtir efeito com apenas 12 minutos decorridos. Após um bom lance individual, Bruno Tabata disparou forte e inaugurou o marcador logo no primeiro remate enquadrado.
Em vantagem no marcador, a turma Leonina continuou a controlar as operações e, embora os homens de Leça da Palmeira tenham passado a pressionar mais alto, o que lhes valeu as primeiras investidas ofensivas, foi o Sporting CP que voltou a marcar à passagem da meia hora. Desta vez, coube a Matheus Nunes finalizar de forma certeira uma excelente jogada colectiva.
Até ao intervalo, os actuais Campeões Nacionais andaram sempre a rondar a baliza adversária, perante um Leça FC que se ressentiu após o 0-2, e ensaiaram vários remates. O mais perigoso, da autoria de Bruno Tabata, que flectiu para o meio e rematou com selo de golo, obrigou o guarda-redes Gustavo Galil a uma enorme defesa e impediu mais alterações no marcador.
No regresso para a segunda parte, o Sporting CP continuou por cima e até podia ter chegado ao terceiro golo num lance em que Nuno Santos apareceu na área, na sequência de um cruzamento, mas atirou por cima. Depois disso, seguiu-se um período do jogo com pouca história, devido a várias paragens e faltas, com o aspecto físico a assumir o papel principal.
A partir dos 70 minutos, o duelo voltou a abrir e os Leões ficaram mais uma vez perto de aumentar a diferença. Servido de canto, Feddal cabeceou para um golo certo, mas Joel Mateus desviou a bola para a barra. O 0-3 parecia inevitável e viria mesmo a acontecer pouco depois, aos 80 minutos, com Bruno Tabata a ‘bisar’ no coração da área após cruzamento de Esgaio.
Já com tudo praticamente decidido, o Sporting CP diminuiu o ritmo até ao apito final, mas ainda conseguiu chegar ao quarto golo da contagem já no tempo de compensação. A partir da esquerda, Rúben Vinagre tirou um cruzamento para a área e Nuno Santos apareceu solto de marcação e em boa posição, fechando as contas da partida com um cabeceamento fácil.
Os Leões vão agora enfrentar o vencedor do encontro entre FC Vizela e FC Porto nas meias-finais, mas, antes disso, há o regresso à Liga Portugal, em casa do FC Vizela, neste domingo.
Sporting CP: João Virgínia [GR], Zouhair Feddal, Luís Neto [C], Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio (Gonçalo Esteves, 83’), Manuel Ugarte, Matheus Nunes (Paulinho, 83’), Rúben Vinagre, Bruno Tabata, Nuno Santos e Tiago Tomás.