Rúben Amorim: "Acreditamos na nossa ideia"
14 Fev, 2022
Técnico lançou recepção ao Manchester City FC
Rúben Amorim marcou presença, esta segunda-feira, na conferência de imprensa de antevisão ao embate entre Sporting Clube de Portugal e Manchester City FC (primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Champions League, terça-feira, Estádio José Alvalade, 20h00).
O treinador da equipa principal de futebol dos Leões começou por explicar que "uma das grandes facetas" do grupo que lidera "é é a fé e o acreditar".
"Trabalhamos muito e acreditamos na nossa ideia. Vamos defrontar uma das melhores equipas do mundo e o melhor treinador da actualidade com uma base muito forte. A fé faz acontecer coisas especiais e é isso que vamos esperar amanhã. Queremos deixar os Sportinguistas orgulhosos", disse aos jornalistas no Auditório Artur Agostinho.
Para Rúben Amorim, "é muito difícil tirar o foco dos jogadores", mesmo depois dos recentes acontecimentos na deslocação ao terreno do FC Porto. "Pela segunda vez na história, o Sporting CP está nesta fase da prova e contra o líder da Premier League. O jogo do FC Porto não vai ter qualquer influência", acrescentou, comentando depois os elogios de Pep Guardiola, treinador do Manchester City FC.
"Há uma grande diferença entre as equipas, mas fico contente, até pelos meus jogadores. Tenho jogadores que podem chegar a um patamar de jogo que o City tem neste momento", referiu.
Novamente questionado sobre o FC Porto vs. Sporting CP, o técico verde e branco admitiu "o que se passou no Estádio do Dragão não foi bonito" e que "os intervenientes têm muita culpa", mas recordou que era hora de "falar de um jogo da Liga dos Campeões, oitavos-de-final, contra a melhor equipa e o melhor treinador do Mundo": "Tem de se mudar a forma como se olha para o futebol e focar no jogo. Os jogadores e os treinadores têm de melhorar, mas muita gente à volta do futebol também".
Em termos de estratégia para conseguir um bom resultado, o timoneiro Leonino considerou que "é impossível traçar um plano para tapar o City", mas recusou alterar a identidade Sportinguista. "Baseámo-nos no que fazemos bem e vamos tentar levar o jogo para aí. Olhamos para a nossa base. Quando olhamos para o City, pensamos que podíamos fazer mais isto ou aquilo. Os jogadores do Sporting CP podem chegar àquele patamar. Talvez possamos ter mais cuidado na pressão, mas não vamos mudar a nossa ideia ou identidade", garantiu.
Sobre se Pep Guardiola é um dos nomes que mais admira, Rúben Amorim contou que a sua "grande referência sempre foi [José] Mourinho", mas não poupou os elogios ao catalão: "O Guardiola é, neste momento, o melhor treinador do Mundo. O City é a equipa mais evoluída técnica e tacticamente. O Guardiola é o oposto de nós, tem grande flexibilidade. É um momento diferente de entender o jogo. É uma referência para todos os treinadores".
Por fim, e já depois de revelar que Pedro Gonçalves está apto e é opção para ir a jogo, Rúben Amorim demonstrou acreditar "que é possível" surpreender o Manchester City FC. "Não vou dizer números ou probabilidades. Os meus jogadores já me surpreenderam muitas vezes e fizeram alguns milagres. É mais importante que eles acreditem muito", concluiu.