Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva/José Lorvão

Mais três pontos

Por Sporting CP
27 Fev, 2023

Leões triunfam na recepção ao GD Estoril Praia (2-0)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta segunda-feira, o GD Estoril Praia por 2-0 na 22.ª jornada da Liga Portugal. Héctor Bellerín e Francisco Trincão apontaram os golos do desafio.

Antes do apito inicial, Ana Borges, Bruna Lourenço, Diana Silva, Alícia Correia, Joana Martins e Ana Capeta, jogadoras Leoninas que ajudaram a selecção nacional feminina a alcançar a fase final do Campeonato do Mundo pela primeira vez, foram homenageadas e receberam um galardão das mãos de Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo.

Rúben Amorim operou quatro mudanças nos titulares, colocando Matheus Reis, Héctor Bellerín, Nuno Santos e Francisco Trincão nos lugares de Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Manuel Ugarte e Arthur Gomes, e o Sporting CP começou a dominar desde bem cedo.

A primeira ocasião surgiu aos 13 minutos, quando Nuno Santos, ainda fora da área e com um remate cruzado, atirou ligeiramente ao lado da baliza do GD Estoril Praia. Pouco depois, um cruzamento milimétrico de Marcus Edwards encontrou Paulinho, que cabeceou para excelente defesa de Daniel Figueira para canto.

Os canarinhos estiveram remetidos ao seu meio-campo durante praticamente toda a primeira parte, mas conseguiram-se aproximar da baliza verde e branca aos 23 minutos quando um cruzamento/remate de Francisco Geraldes obrigou Antonio Adán a afastar pela linha de fundo.

Foi uma excepção que confirmou a tendência de ver o Sporting CP a controlar e a criar cada vez mais perigo. Marcus Edwards também o fez quando, com um belo remate em arco ao seu estilo, ficou a centímetros do golo. O Estádio José Alvalade, esperançoso, reagiu e fez-se ouvir.

Ainda assim, os Sportinguistas não tiveram de esperar muito mais pelo 1-0: aos 41 minutos, um cruzamento para Paulinho resultou em alguma confusão na área visitante e a bola sobrou para Héctor Bellerín, que estava no sítio certo e à hora certa para finalizar. Foi o primeiro golo do internacional espanhol de Leão ao peito.

Até ao intervalo, destaque para um cruzamento de Héctor Bellerín para Francisco Trincão, de cabeça, atirar por cima. O 1-0 prevalecia quando as equipas recolheram aos balneários.

O segundo tempo não podia ter começado melhor para o Sporting CP, que facturou logo aos 51 minutos e dobrou a vantagem. A partir da esquerda, Francisco Trincão partiu para a iniciativa individual e, já dentro da área do GD Estoril Praia fintou vários adversários antes de, na cara do guarda-redes, rematar de forma segura e apontar o sétimo golo em 2022/2023.

Se os forasteiros já estavam com a vida difícil, o 2-0 acabou por deixar o GD Estoril Praia ainda mais fora do jogo. Prova disso foram as oportunidades que continuaram a surgir e que só não deram golo porque Daniel Figueira realizou uma exibição de bom nível.

O guardião dos estorilistas negou o bis a Francisco Trincão por duas vezes, aos 63 e aos 68 minutos, evitando assim a goleada. Pelo meio, Rúben Amorim começou a mexer, colocando Gonçalo Inácio e Youssef Chermiti nos lugares de Sebastián Coates e Paulinho. O jovem avançado entrou com fome de golo e, pouco depois de entrar, rematou às malhas laterais.

Continuou a grande superioridade do Sporting CP, com o GD Estoril Praia - já depois de Arthur Gomes, Ricardo Esgaio e Mateo Tanlongo substituírem Nuno Santos, Héctor Bellerín e Pedro Gonçalves - a criar perigo em apenas uma ocasião: aos 83 minutos, Tiago Araújo acertou no poste da baliza de Antonio Adán.

O ritmo foi baixando gradualmente, mas ainda houve tempo para Youssef Chermiti, aos 90 minutos e assistido por Francisco Trincão, trabalhar bem e rematar para... nova defesa de Daniel Figueira, a melhor unidade do GD Estoril Praia no encontro. Pouco depois, de livre directo, Arthur Gomes atirou para as mãos do guardião.

Não antes de mais duas intervenções de Daniel Figueira, desta vez em resposta às investidas de Marcus Edwards e de Hidemasa Morita, o jogo terminou com 2-0 no marcador. O Sporting CP somou mais três pontos e vai agora visitar o Portimonense SC.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Jeremiah St. Juste, Sebastián Coates [C] (Gonçalo Inácio, 67'), Matheus Reis, Héctor Bellerín (Ricardo Esgaio, 77'), Hidemasa Morita, Pedro Gonçalves (Mateo Tanlongo, 82'), Nuno Santos (Arthur Gomes, 77'), Marcus Edwards, Francisco Trincão e Paulinho (Youssef Chermiti, 67').