Rúben Amorim: "É sempre importante criar uma sequência de vitórias"
29 Abr, 2023
Leões recebem FC Famalicão no domingo (20h30)
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal terá pela frente o FC Famalicão no jogo da 30.ª jornada da Liga Portugal e este sábado, na véspera do encontro, Rúben Amorim, treinador dos Leões, esteve em conferência de imprensa para lançar a partida.
“Não interessa a altura da época, é sempre importante criar uma sequência de vitórias. Terminar com essa sensação é a nossa obrigação e também um objectivo, tal como voltar a não sofrer golos”, começou por dizer aos jornalistas presentes na sala de imprensa da Academia Cristiano Ronaldo, antes de se debruçar sobre o conjunto de Vila Nova de Famalicão, actual sexto classificado.
“É uma equipa que, quanto a mim, é uma das que mais melhorou pós-paragem do Mundial. Tem um bom treinador que está a demonstrar toda a competência que tem e os jogadores são muito talentosos, até porque nós já fomos lá buscar alguns. Vêm moralizados, estão entre os jogos da Taça de Portugal, mas obviamente ainda têm objectivos neste campeonato, tal como nós”, analisou, realçando: “É um jogo difícil, um bom teste para nós e queremos dar sequência à vitória em Guimarães”.
Depois, o técnico verde e branco olhou para a recta final de temporada e não escondeu que a equipa está “prestes a não atingir os objectivos mínimos”, mas frisou que “isto não acaba aqui”.
“Toda a gente o sabe, jogadores e staff, que daqui a cinco jornadas tudo começa outra vez. Demonstrámos várias vezes esta época que temos uma equipa com potencial, temos algumas lacunas, portanto, nada melhor do que aproveitar cada minuto para melhorar a nossa equipa”, destacou, acrescentando: “Temos uma grande responsabilidade e o nosso objectivo é vencer o próximo jogo”.
Rúben Amorim mostrou-se ainda satisfeito pela confiança que tem sentido em si, apesar do momento menos bom vivido esta temporada. “Mesmo quando ganhei nunca alimentei nenhuma saída, sempre quis ficar cá e, agora, parece que estou a ter o outro lado da moeda e estou a ser correspondido por parte dos adeptos. Sabem que dou tudo pelo Sporting CP. Não é normal um treinador num clube grande, como o Sporting CP, ter a estabilidade que tem nesse aspecto. É sinal de maturidade”, enalteceu, salientando depois que o Sporting CP “profissionalmente foi, de longe, a melhor coisa” que lhe aconteceu. “O Sporting CP mudou a minha vida”, acrescentou também.
De seguida, questionado sobre Ousmane Diomande e Youssef Chermiti, Amorim realçou que são dois jovens jogadores que precisam de continuar a evoluir.
“O Ousmane tem de melhorar certas coisas no jogo dele. Aqui ninguém tem estatuto de titular indiscutível. Vão jogar os melhores e, aqui ou ali, sou capaz de meter algum jogador para testar para a próxima época”, apontou, antes de considerar que Chermiti “tem um potencial muito grande, mas precisa de tempo para trabalhar”, garantindo também que fará parte do plantel na próxima época.
“Quero que ele esteja perto de nós, já se terá a companhia de um ou dois [avançados]… Eu sempre vos disse que precisávamos de mais um avançado (risos)”, atirou bem-disposto.
Já quando instado a falar sobre o momento da equipa B, que está a lutar pela manutenção na Liga 3, o treinador dos Leões garantiu que, depois de ter “prejudicado tantas vezes” a equipa de Filipe Çelikkaya, agora vai ajudá-la retirando-lhe menos jovens jogadores, nomeadamente Dário Essugo e Fatawu.
“O Dário é um jogador que temos de estabilizar cada vez mais na equipa A, mas vai à equipa B. A mesma coisa com o Fatawu e eles sabem que têm de ajudar a equipa B da mesma forma que esta nos ajudou ao longo do campeonato nas muitas lesões que tivemos”, explicou, antes de sublinhar o seu foco para 2023/2024.
“Para a próxima época, o principal não é ir buscar jogadores é manter os nossos e esse é que é o meu papel. Depois, não sei o que vai acontecer”, sentenciou.