Primeira parte de luxo bastou
18 Set, 2022
Goleada construída cedo frente ao Valadares Gaia FC (5-0)
Resultado e exibição de mão cheia. Pela primeira vez em casa neste campeonato, a equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal bateu, este domingo, o Valadares Gaia FC por um claro 5-0 na segunda jornada da prova.
A primeira parte demolidora, ilustrada com os golos de Brenda Pérez (dois), Ana Teles e Ana Capeta, encaminharia bem cedo os três pontos para as Leoas, que fechariam a contagem no segundo tempo com mais um tento de Brenda (hat-trick).
Sem qualquer mudança no onze inicial que venceu o CA Ouriense (0-3) na jornada inaugural, as Leoas começaram a todo o gás, monopolizando a posse de bola e com muita paciência na construção. Passados apenas sete minutos, o Sporting CP chegou à vantagem: Ana Borges levou a equipa para a frente num lance de insistência, cruzou e Ana Capeta, de forma inteligente, amorteceu para trás, onde apareceu Brenda Pérez para facturar
O domínio Leonino era total e assim continuou. Já perto do quarto de hora, Capeta teve duas boas oportunidades, numa acertou mal na bola e na seguinte falhou por pouco o desvio decisivo, e Chandra Davidson, em velocidade, atirou por cima.
Porém, eficácia não faltou, a seguir, às Leoas, que num período de sete minutos multiplicaram a sua vantagem até ao 4-0. Primeiro, Ana Teles teve a frieza suficiente para fazer o 2-0 dentro da área, depois Ana Capeta correspondeu da melhor maneira a mais um cruzamento da capitã Ana Borges – sempre muito ofensiva – e, por fim, Brenda Pérez culminou uma fase frenética com um chapéu vistoso desde fora da área.
Assim, de repente, o Sporting CP de um passo de gigante para encaminhar a vitória bem cedo, graças a uma primeira parte de luxo, onde a equipa conseguiu atrair a pressão adversária, aproveitar, depois, a profundidade e resolver os lances com muito acerto – e qualidade – ofensivo. Até ao intervalo, o Valadares Gaia FC, por sua vez, nunca mostrou argumentos para contrariar o poderio Leonino.
Aproveitando a margem confortável no marcador, foram promovidas três alterações do lado Leonino durante o descanso: entraram Mariana Rosa, Rita Fontemanha e Inês Gonçalves para os lugares de Ana Borges, Bruna Lourenço e Ana Capeta. Na segunda parte o filme não mudou e a partida continuou a ser praticamente de sentido único, quase se trabalho para Hannah Seabert, guardiã verde e branca.
Chandra, num remate cruzado, Cláudia Neto, de longe, e Joana Martins, ao poste de livre directo, ameaçaram, mas seria, mais uma vez, a centrocampista Brenda Pérez a marcar. Depois de Inês Gonçalves ter acertado no poste, Cláudia Neto recolheu a bola e assistiu a espanhola, que completou o seu hat-trick e a mão cheia de golos para o Sporting CP - quinto golo da talentosa Leoa nesta época.
Antes dos 70 minutos, Diana Silva e Joana Dantas, de apenas 19 anos, também entraram a partir do banco e até final as Leoas, recheadas de juventude, mantiveram-se no controlo das operações num encontro que ficou resolvido desde muito cedo, mas a equipa nunca baixou a fasquia. Pouco antes dos noventa minutos, Joana Martins até teve um pontapé de penálti para alargaram a vantagem, mas o poste negou-lhe essa possibilidade e o 5-0 foi definitivo.
Desta forma, o Sporting CP totaliza os seis pontos neste arranque de campeonato, onde continuam também sem sofrer golos. No próximo fim-de-semana, a formação verde e branca vai estrear-se na edição 2022/2023 da Taça da Liga, recebendo o recém-promovido SF Damaiense na primeira mão dos quartos-de-final.
Sporting CP: Hannah Seabert [C], Ana Borges (Mariana Rosa 46’), Carolina Beckert, Bruna Lourenço (Rita Fontemanha 46’), Alícia Correia, Chandra Davidson (Diana Silva 67’), Cláudia Neto (Joana Dantas 67’), Brenda Pérez, Joana Martins, Ana Teles e Ana Capeta (Inês Gonçalves 46’).