Francisco Cabeçana assina contrato de formação
17 Jul, 2023
Lateral-esquerdo tem 14 anos e está no Sporting CP há seis
O Sporting Clube de Portugal assinou contrato de formação com Francisco Cabeçana, futebolista de 14 anos.
O lateral-esquerdo chegou ao emblema de Alvalade em 2017/2018, levando já seis épocas consecutivas de Leão ao peito divididas entre Pólo EUL e Academia Cristiano Ronaldo. Assinar o contrato de formação, garantiu, deixa-o "orgulhoso".
"Acreditam em mim, depositaram confiança em mim e tenho de retribuir com todo o meu esforço e dedicação em campo. Fui muito bem acolhido neste clube e só tenho de agradecer as oportunidades que me têm dado", começou por dizer aos meios de comunicação do Sporting CP.
Sobre as suas características dentro das quatro linhas, Francisco Cabeçana explicou que, "no futebol de sete, costumava jogar a defesa-central", mas que, "com a passagem para o futebol de 11", passou para a esquerda, onde gosta "muito de jogar". "Na minha opinião, para se ser um bom defesa-esquerdo é preciso saber defender, mas também ter uma grande visão de jogo, fazer bons passes e cruzar bem para a área", acrescentou.
O Leão comentou também a passagem do Pólo EUL para Alcochete, sendo que "a competitividade aumentou muito, assim como a exigência dos treinos": "Faz parte do processo. Se queremos chegar à equipa principal do Sporting CP temos de ter estes desafios. Sinto que evoluí muito com a passagem para a Academia e com a nova equipa técnica".
A maior referência de Francisco Cabeçana é Nuno Mendes, lateral-esquerdo formado no Sporting CP que é, hoje, um dos melhores do planeta nessa posição.
"Olho muito para o Nuno Mendes, que esteve muito tempo no Sporting CP e tenho-o como ídolo. Joga a lateral-esquerdo, como eu, é muito rápido e muito bom a defender. Acho que também sou assim e, um dia, quero ser como ele", afirmou.
Por fim, o jovem deixou uma mensagem aos Sportinguistas: "Estou preparado para a nova época e vou continuar a dar o meu máximo para que a temporada corra tão bem como as anteriores. Continuarei a trabalhar para que um dia me vejam na equipa principal".