Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Triunfo no dérbi confirma bom arranque

Por Sporting CP
18 Fev, 2023

Juniores vencem e convencem no Seixal (1-2)

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado, o SL Benfica por 1-2 na segunda jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional do escalão.

Os jovens Leões entraram de forma dominadora no dérbi e não só chegaram cedo ao golo, por Pedro Sanca, como se impuseram de forma clara durante o primeiro tempo e podiam ter aumentado a vantagem. Depois, souberam também mostrar solidez defensiva até ao golo do capitão Manuel Mendonça que resolveria o jogo, apesar do golo tardio e insuficiente das águias.

Assim, com dois jogos e duas vitórias na fase final, o Sporting CP soma os seis pontos até agora em disputa neste arranque da fase final.

Com acção por perto das duas balizas desde cedo, pertenceu aos Leões a melhor oportunidade inicial, mas Rafael Nel não aproveitou o espaço e o seu remate acabaria bloqueado. Ainda assim, apesar do equilíbrio de forças, os juniores do Sporting CP continuaram a ser os mais perigosos, chegando mesmo ao 0-1.

Depois de ter conduzido uma transição a toda a velocidade pela esquerda, Isnaba Mané cruzou com precisão para Pedro Sanca, que, sozinho perante a baliza, atirou a contar, premiando o bom arranque verde e branco. E logo a seguir só uma defesa apertada de Marcel Mendes impediu o 0-2, desta feita a Guilherme Santos, que rematou forte e rasteiro desde fora da área.

Daí em diante, o ímpeto ofensivo Leonino continuou a causar muitas dificuldades aos encarnados: primeiro, num lance duvidoso já dentro da área, Rafael Nel caiu e ficou a pedir-se pontapé de penálti e, depois, o mesmo camisola nove dos Leões viu ser-lhe negado um golo certo com um corte na hora certa.

A toada manteve-se e acabou por ser mesmo uma primeira parte de superioridade verde e branca quase total, ficando apenas a faltar uma eficácia condizente, tal foi o elevado número de oportunidades criadas até ao intervalo – já o SL Benfica, apesar das ligeiras melhorias na recta final, não chegou a pôr o guardião Francisco Silva à prova. Depois de duas bolas paradas ameaçadoras cobradas por Rodrigo Dias, surgiram ainda dois remates longínquos – um de Tiago Octávio e outro de Manuel Mendonça – que por muito pouco não acabaram no fundo das redes e o 0-1 seguiu teimosamente para os segundos 45 minutos (0-3 em remates enquadrados).

Já o reatamento trouxe novamente um dérbi mais dividido e com aproximações a ambas as áreas. Numa Nel não conseguiu dominar a bola para ficar na cara do guarda-redes adversário e, a seguir, Sanca voltou a testar os reflexos de Marcel Mendes. Contudo, a resposta das águias chegou perto da hora de jogo e pelos pés de Ivan Lima, cujo remate de longe foi defendido por Francisco Silva.

Seguiu-se uma fase com mais duelos, mantendo a luta muito acesa entre águias e Leões, mas já com menos oportunidades. Com o passar dos minutos, Pedro Coelho, técnico verde e branco, foi refrescando a equipa com as entradas de Tiago Parente, Micael Sanhá, Amadu Baldé, Ewandro Santos e Lucas Taibo.

Em desvantagem no marcador, foi a vez do SL Benfica tentar arriscar mais para chegar ao empate, no entanto os jovens Leões também mostraram segurança e fechariam com sucesso o jogo e o triunfo com mais um golo, já perto do fim. Solto ao segundo poste, o capitão Manuel Mendonça fez o 0-2 que deixou o dérbi na mão dos Leões e, em período de compensação, nem o golo tardio de Kaloyan Kostov fez fugir a vitória.

Assim, continuando com o pleno de pontos nesta fase final (seis pontos), os juniores do Sporting CP preparam-se agora para receber o GD Estoril Praia na próxima jornada.

Sporting CP: Francisco Silva [GR], José Silva (Tiago Parente 64’), Pedro Silva, Miguel Alves, Rodrigo Dias, Tiago Octávio (Amadu Baldé 72’, Manuel Mendonça, Guilherme Santos (Lucas Taibo 77’), Pedro Sanca (Ewandro Santos 72’), Isnaba Mané (Micael Sanhá 64’) e Rafael Nel.