Foto João Pedro Morais
Começar o ano a vencer
Por Sporting CP
02 Jan, 2022
02 Jan, 2022
Futsal derrota AD Modicus por 6-0 no primeiro jogo de 2022
A equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu a AD Modicus por 6-0, na tarde deste domingo, em encontro referente à 15.ª jornada da fase regular da Liga.
Moralizados pela conquista da Supertaça frente ao SL Benfica (7-2), os Leões regressaram ao Pavilhão João Rocha sem poder contar com João Matos, Cardinal e Bernardo Paçó, pelo que Nuno Dias apostou em Guitta, Tomás Paçó, Diego Cavinato, Erick e Alex Merlim de início.
Como seria de esperar, o Sporting CP foi melhor ao longo de toda a primeira parte, frente ao antepenúltimo classificado, e criou inúmeras oportunidades de golo. A mais flagrante de todas pertenceu a Cavinato, que atirou para uma defesa em cima da linha de baliza por parte do guardião Rui Pedro. Do outro lado, a AD Modicus limitou-se a ensaiar alguns remates tímidos.
Aos 14 minutos, depois de já ter criado ocasiões mais do que suficientes para justificar a vantagem, a turma Leonina inaugurou finalmente o marcador. Lançado em contra-ataque por um passe de mestre de Alex Merlim, Cavinato apareceu isolado na cara do golo e não tremeu, atirando para o 1-0 com um remate fulminante sem hipóteses para o guarda-redes adversário.
Logo a seguir, o mesmo Cavinato ainda acertou com estrondo no poste, mas seria Waltinho, pouco depois, a dilatar para 2-0. Servido mais uma vez por Alex Merlim, numa reposição de bola, o brasileiro surgiu em posição frontal e rematou de primeira para um golo de belo efeito.
Até ao intervalo, o Sporting CP ainda ficou perto de fazer o terceiro, mas o guarda-redes da formação visitante impediu que o placard voltasse a sofrer mais alterações até ao descanso.
No regresso dos balneários, a história da primeira parte voltou a repetir-se. Claramente superiores em todos os capítulos, os Leões ensaiaram mais uma vez diversas jogadas e remates prometedores, perante uma equipa da AD Modicus que fazia tudo o que podia, mas a falta de eficácia retardou novamente o aumentar da vantagem, algo que parecia inevitável.
Adivinhava-se o 3-0, mas a verdade é que os Leões chegaram ao 5-0 em apenas três minutos. Primeiro, Pany Varela assinou um grande golo com um remate ao ângulo, depois Waltinho ‘bisou’ na partida com um lance tirado a papel químico do primeiro que marcara, e por fim Erick deu seguimento a um livre de Merlim, consumando assim a mão cheia de golos.
Na recta final do encontro, a AD Modicus ainda apostou no guarda-redes avançado para tentar reduzir a diferença, mas foi o Sporting CP a chegar à meia dúzia já a um minuto da última buzina. Ainda na área verde e branca, Pany Varela atirou certeiro para o golo com a baliza aberta, atingindo os dois golos na conta pessoal e confirmando a entrada vitoriosa em 2022.
A formação de Alvalade somou assim o 11.º triunfo consecutivo na competição e mantém-se na liderança isolada com 42 pontos.
Segue-se agora uma paragem competitiva de cerca de seis semanas para o Campeonato da Europa de selecções, competição em que o Sporting CP vai estar representado por vários jogadores. O regresso está marcado para dia 19 de Fevereiro, frente ao Portimonense SC.
Sporting CP: Guitta [GR], Tomás Paçó, Diego Cavinato, Erick Mendonça e Alex Merlim [C]; Gonçalo Portugal [GR], Diogo Silva, Bruno Maior, Zicky Té, Pauleta, Waltinho, Pany Varela, Caio Ruiz e Miguel Ângelo.