Futebol (COVID-19), AG… e Cristiano Ronaldo!!!
24 Set, 2020
(...) o nosso Cristiano Ronaldo está connosco e connosco quer continuar! É em si mesmo uma excelente notícia!
Futebol – a COVID-19 entrou mesmo no nosso Clube e tem vindo a afectar as nossas equipas, nomeadamente a de futebol e a de voleibol. Esperamos que essa “besta covidiana” fique por aqui. E que – depois destes momentos de preocupação e sofrimento conjunto – fiquemos mais fortes, mais imunes, mais apetrechados para os tempos difíceis que se avizinham, pois a pandemia não dá mostra de querer acalmar.
No futebol, que – como todos sabemos – é a “mola real” da vida do Clube, ficámos sem o jogo dos nossos queridos Cinco Violinos. E – depois desse – também foi adiado o nosso primeiro jogo na Liga NOS. Adiamento provocado, em primeira mão, pela situação do Gil Vicente FC, também afectado COVID-19. O tema é que quem decidiu o adiamento foi a Administração Regional de Saúde do Norte, na sequência de casos gilistas que foram detectados pelo Agrupamento de Centros de Saúde de Barcelos/Esposende, dizendo que “não estavam reunidas as condições necessárias para a realização do jogo do dia 19 de Setembro de 2020”. É a tal situação de que falámos na nossa coluna da semana passada. A decisão é casuística, subjectiva, ditada até por entidades regionais e locais distintas e que podem ter apreciações e critérios diferentes perante situações que possam parecer ao grande público como similares. Corremos o sério risco da “discussão nacional” que temos a propósito das arbitragens se repetir e transmudar para as “autoridades de saúde”. E isso é mau sobre todos os pontos de vista. Preferiríamos o estabelecimento de regras universais, claras, transparentes e objectivas para todos os competidores e jogos do Campeonato Nacional. E – por isso e para isso – a Liga devia trabalhar e lutar. O estado actual é potencialmente fomentador de mais discussão… é só chegarmos a jogos mais importantes e decisivos e veremos o impacto e a “instrumentalização” que deste tipo de situações poderá vir a ser feita. À atenção, pois, dos responsáveis do Futebol nacional.
Assembleias Gerais – é já no próximo sábado que se reúne a Assembleia Geral (AG) do nosso Clube. Infelizmente, e por força das limitações “covidianas”, só poderemos votar o Relatório e Contas da época passada e o Orçamento e Plano de Actividades para a próxima temporada. Ou seja, não teremos o habitual debate destes documentos. Faz-nos falta. Compreendemos, naturalmente que compreendemos as razões, bem como o parecer técnico e as recomendações da DGS (vide último Jornal Sporting, página 26), mas – sim – faz-nos falta. Faremos sempre, todavia, essa análise e apreciação. Os documentos estão acessíveis e todos os Sócios têm, como sempre, a possibilidade de os conhecer e apreciar. Três dias depois, ou seja, no dia 29, pelas 18 horas, teremos a AG da SAD. Menos gente, sempre muito menos gente. Umas dezenas. E – por isso – exequível a sua realização com debate, mesmo neste tempo “COVID-19”. Lá estaremos, claro.
Cristiano Ronaldo – é uma enorme satisfação para todos os Sportinguistas contarmos com o apoio e o nome deste verdadeiro “Imperador” do Futebol português, europeu e mundial! É um jogador ímpar! O melhor jogador português de todos os tempos! E – por isso mesmo e pelo modo como sempre se pronunciou por todos quantos nesta casa, neste seu Sporting CP, o ajudaram a formar-se como homem e como jogador – é com muito gosto que o vemos associar-se à nossa Academia, autorizando que o Sporting CP use o seu nome – uma enorme marca mundial! – para baptizar a Academia do Sporting Clube de Portugal! Vemos alguma contestação sobre o modo como esta excelente notícia foi anunciada e deliberada. Importa, contudo, que não nos esqueçamos do essencial: a associação do Sporting CP ao mítico e planetário nome de Cristiano Ronaldo, um dos ícones mundiais e que muito útil e muita projecção pode trazer ao nosso Clube. Não deixemos, pois, que as discordâncias de forma, ligadas ao “modo, como e quando”, toldem a substância do que foi decidido pela Direcção e que queremos festejar… e isso, resume-se assim: o nosso Cristiano Ronaldo está connosco e connosco quer continuar! É em si mesmo uma excelente notícia!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!