Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

P'ra semana cá estou outra vez

Por Juvenal Carvalho
17 Fev, 2022

'É dia de jogo, toda a gente sabe que eu vou
Andar nas rulotes e cafés
O Sporting apoiar no estádio a cantar
E p'ra semana cá estou outra vez'

Foi assim, perante um estádio repleto, e com um ambiente tão lindo quanto emocionante de presenciar, que os Sportinguistas, com palmas a compasso, gritando pelo Sporting CP e inspirados na tão brilhantemente conseguida música "Dia de Jogo" dos Supporting, que a melhor massa adepta do Mundo se despediu dos nossos jogadores de futebol depois da pesada derrota (0-5) frente ao colosso Manchester City FC, uma das melhores equipas do Mundo da actualidade.

Foi arrepiante para quem estava no estádio ou assistia via televisão. Se os jogadores estavam cabisbaixos e vergados a uma derrota com foros de humilhante, cedo perceberam que a hora é de levantar a cabeça e todos juntos não nos desviarmos do essencial. E o essencial, depois de já termos conquistado a Supertaça e a Taça da Liga, é ir à procura de conquistar a Taça de Portugal e revalidar o título nacional. Sim, é possível. Um Leão só baixa a cabeça para beijar o símbolo... e não, não estou a arranjar desculpas e palavras bonitas para esconder a derrota. Nunca, mas mesmo nunca me escondo nem abdico de ser ainda mais Sportinguista nos maus momentos do que nos bons.

O Sporting Clube de Portugal − no conjunto de todas as modalidades é a terceira equipa da Europa, só superada pelo Barcelona e pelo Real Madrid em número de conquistas − não tem infelizmente, no futebol, hábitos de estar presente a jogar a este nível. Rúben Amorim na antevisão falava em diferenças óbvias, fazendo a analogia entre a primária e a universidade a separar os dois emblemas. Temos que ganhar hábitos de estar presentes ano após ano na competição mais importante de clubes do Velho Continente, onde está a nata da nata. Aqueles jogadores a quem nós adeptos nos apetece pedir autógrafos. Verdadeiros colossos. A que só estamos habituados a ver na televisão. Será com a presença regular na Liga dos Campeões que cresceremos. Como disse o nosso míster Rúben Amorim no pós-jogo. Temos que crescer todos. Jogadores e treinador. Esta postura é a prova de que ninguém ganha por acaso. Assumir os erros e pensar em crescer. Vamos ser melhores e continuar a crescer seguramente. A evolução irá levar tempo. Mas será paulatina e segura, não duvido. Estamos no caminho certo e esta goleada não nos demoverá de trilhar o nosso rumo.

Como na música dos Supporting, 'P'ra semana cá est(amos)ou outra vez'.

E para ganhar, dentro de campo, e sem ambientes aterradores. Ser do Sporting CP, no meu caso particular, e de todos vós seguramente, é muito mais do que ganhar a qualquer preço e a promover o ódio. 

Não era fácil escrever esta crónica de outra forma, que não a inspirada na união entre os Sportinguistas e os jogadores no final do jogo. Saí ainda mais Sportinguista... e p'ra semana cá estou outra vez!