Reviravolta de Leão
09 Fev, 2021
Coates bisou nos minutos finais e Sporting CP vence Gil Vicente FC (1-2)
Num final de jogo de Esforço, Dedicação, Devoção e Glória, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal foi esta terça-feira a casa do Gil Vicente FC vencer por 1-2 na 18.ª jornada da Liga NOS. Os dois golos Leoninos foram apontados pelo capitão Sebastián Coates nos instantes finais da partida, consumando uma reviravolta a favorecer o líder do campeonato.
Com Luís Neto a ser a única novidade no onze inicial, entrando para o lugar de Gonçalo Inácio em comparação com a equipa que começou a partida contra o CS Marítimo, o jogo teve lugar num muito bem tratado relvado do Estádio Cidade de Barcelos. Numa noite em que a chuva se foi agravando à medida que os minutos iam passando, o Sporting CP foi o primeiro conjunto a criar perigo: logo nos instantes iniciais, e no seguimento de um livre directo batido por Pedro Porro, Paulinho e Sebastián Coates tentaram finalizar com sucesso, mas não conseguiram.
Pouco depois, Paulinho atirou ao lado, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo. A seguir foi Matheus Nunes, numa segunda bola depois de um livre de Vitorino Antunes, a rematar forte para defesa do guarda-redes Denis. Do outro lado, o Gil Vicente FC criou uma jogada perigosa, mas Antunes surgiu no momento certo para evitar o golo dos visitados. Samuel Lino voltou a avisar os Leões aos 23 minutos, com a tentativa, desta feita, a sair ao lado da baliza Sportinguista.
Nuno Santos foi o autor de mais um remate do Sporting CP a passar ao lado e, do outro lado, o Gil Vicente FC deu trabalho a Antonio Adán por intermédio de Kanya, mas o espanhol respondeu com uma tremenda intervenção. Na recarga, Baraye estava em boa posição, mas falhou o golo. A resposta do emblema de Alvalade não tardou e Antunes colocou a bola com muito perigo na área barcelense, tendo Henrique Gomes estado muito perto de fazer um autogolo, mas Denis respondeu com uma defesa de grande nível. Logo a seguir, Coates, de cabeça, atirou para defesa fácil do guardião adversário.
Aos 34 minutos, e numa boa iniciativa individual, Pedro Porro passou por vários oponentes e rematou ao lado, mas não passou longe. Na baliza contrária, contudo, o Gil Vicente FC foi eficaz e inaugurou o marcador com um golo de Kanya. Com uma excelente finalização após cruzamento de Claude Gonçalves, o japonês fez o 1-0 aos 36 minutos. O resultado não viria a sofrer mais alterações e a primeira parte terminou sob um verdadeiro dilúvio em Barcelos.
Rúben Amorim fez duas alterações para a segunda parte, lançando Gonçalo Inácio para o lugar de Luís Neto e Tiago Tomás para a saída de Antunes. Nuno Santos recuou para o lado esquerdo da defesa e Pedro Gonçalves ficou à sua frente, com Tiago Tomás do lado direito do ataque. Pouco depois, aos 54 minutos, o técnico verde e branco voltou a mexer, tirando Matheus Nunes e colocando Daniel Bragança.
O jovem médio teve impacto logo a seguir, recuperando a bola e servindo Porro, que por sua vez cruzou para Pedro Gonçalves, que atirou para fora. Foi a primeira de muitas oportunidades Leoninas, tendo Pedro Gonçalves voltado a ameaçar aos 57 minutos, quando rematou por cima. Depois foi Tiago Tomás, que apareceu ao segundo poste, a ter força a mais e a falhar o alvo.
O Gil Vicente FC continuava fechado no seu meio-campo e com onze jogadores atrás da linha da bola - foi assim durante todo o segundo tempo -, mas o Sporting CP não desistia. Prova disso foram os cabeceamentos de Paulinho, aos 62 minutos, e de Coates, aos 68 minutos, mas ambos falharam na finalização. À procura da reviravolta, Rúben Amorim substituiu Zouhair Feddal e João Palhinha por Matheus Reis (em estreia de Leão ao peito) e João Mário a cerca de um quarto de hora do final. O Sporting CP continuava a ameaçar, desta vez por Tiago Tomás (cruzamento que não deu golo por muito pouco) e, novamente, por Paulinho, que cabeceou para nova grande defesa de Denis.
Até que, finalmente, chegou o golo do empate aos 83 minutos. Depois de um mau alívio da defesa do Gil Vicente FC, o capitão Sebastián Coates rematou de primeira com força e colocação para o fundo das redes, estabelecendo o 1-1.
Mas o Sporting CP, como tem sido habitual, queria mais. E conseguiu-o no primeiro minuto do tempo adicional: livre directo batido por Pedro Porro e Sebastián Coates, mais uma vez, apareceu para finalizar, desta feita de cabeça. 1-2, reviravolta Sportinguista com 'bis' do defesa uruguaio que utiliza a braçadeira do Clube.
Vitória digna de líder isolado da Liga NOS com 48 pontos, mais oito do que o segundo classificado FC Porto. Na próxima jornada, o Sporting CP recebe o FC Paços de Ferreira no Estádio José Alvalade.
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Pedro Porro, Luís Neto (Gonçalo Inácio, 46'), Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal (Matheus Reis, 74'), Vitorino Antunes (Tiago Tomás, 46'), João Palhinha (João Mário, 74'), Matheus Nunes (Daniel Bragança, 54'), Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Paulinho.