Segue o pleno de vitórias
17 Set, 2023
Quinto triunfo em cinco jogos para os juvenis
A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, este domingo, o SG Sacavenense por 6-2 na quinta jornada da primeira fase do Campeonato Nacional do escalão.
Mais um triunfo e com goleada dos jovens Leões, que já somam agora 29 golos. Uma vitória totalmente justificada, assente em melhor capacidade individual e colectiva do conjunto orientado por José João, que marcou o primeiro golo aos 13 minutos por Salvador Blopa, em remate de fora da área colocado e sem hipóteses para o guarda-redes do SG Sacavenense.
Sempre com maior iniciativa de jogo e a recuperar rapidamente a bola, os Leões ‘alugaram’ o meio-campo adversário e, lá instalados, tentaram várias vezes os remates de fora da área, tal a densidade ocupacional perto da baliza da formação de Sacavém. Aos 38 minutos, Salvador Blopa quase bisava depois de fugir na direita e rematar na área, momento que antecedeu o segundo golo Leonino, logo a seguir, depois de um grande passe de Afonso Lee para Miguel Almeida, que trabalhou de forma exímia na área e, com grande pormenor de finta, puxou para o pé direito e fez o 2-0. Sexto golo do ponta-de-lança Leonino esta temporada.
Ao intervalo, o Sporting CP estava na frente por 2-0, com 12 remates contra nenhum do SG Sacavenense e 70 por cento de posse de bola contra 30 dos visitantes.
Logo na saída de bola do Sporting CP na segunda parte, uma grande jogada colectiva na direita culminou com um magnífico desvio na área de Miguel Almeida a cruzamento de Daniel Costa para o 3-0, num excelente golo do emblema de Alvalade. Foi uma entrada de Leão, reforçada aos 48 minutos com novo golo (o 4-0), na sequência de um pontapé de canto, em que a bola sobrou para Miguel Almeida, que só teve de encostar.
Flávio Gonçalves quase fazia o 5-0, em remate ligeiramente ao lado, após bom lance e cruzamento de Salvador Blopa e, de seguida, foi assinalado pontapé de penálti contra o Sporting CP. David Morgado enganou o guarda-redes Tiago Leitão e reduziu, aos 56 minutos para o SG Sacavenense. Pouco depois da hora de jogo, mais concretamente aos 62 minutos, Flávio Gonçalves, também de pontapé de penálti, a castigar falta cometida sobre o capitão João Rodrigues, aumentou para 5-1.
O Sporting CP teve oportunidades para marcar mais golos, com Tomás Mendes, após passe de Afonso Moço, a ver o remate defendido pelo guarda-redes da equipa visitante, perante um SG Sacavenense bem mais atrevido ofensivamente na segunda parte e cuja maior ambição de baliza obrigou Tiago Leitão a duas boas ‘manchas’, já dentro dos últimos 15 minutos de jogo.
Bem perto do final, um grande trabalho de Afonso Moço na direita, com cruzamento atrasado, deu o póquer a Miguel Almeida, que atirou certeiro para o quarto golo da conta pessoal. E, já nas compensações, Martim Cambraia fixou o resultado fixou em 6-2 na transformação de mais um pontapé de penálti. Cinco jogos e cinco vitórias dos sub-17 do Sporting CP em boa exibição do conjunto verde e branco.
Sporting CP: Tiago Leitão [GR], Daniel Costa (Martim Peixoto, 69’), Atanásio Cunha, Afonso Lee, Joel Moura (Denilson Santos, 46'), Gonçalo Coreia, (Tomás Mendes, 52’), Salvador Blopa, João Rodrigues [C] (Rafael Camacho, 83’), Miguel Almeida, Frederico Gomes e Flávio Gonçalves (Afonso Moço, 69’).