Mais um capítulo de Glória
15 Abr, 2021
Sem a possibilidade de contar com o nosso treinador no banco – uma vez que foi expulso por palavras que não disse já depois do apito final –, mas com a certeza que todo o plantel e restante equipa técnica está pronto para a batalha que se segue
É preciso recuar ao ano da revolução, concretamente às épocas de 1974/1975 e 1975/1976, para encontrar um feito igual, a conquista consecutiva de duas Taças de Portugal de basquetebol (págs. 12 a 17). Ainda para mais, quando falamos de uma modalidade que regressou ao Clube apenas em 2018. Um dos obreiros destas conquistas é José Tavares, com quem o Jornal Sporting conversou por estes dias. E apesar do regresso ser recente, a História Leonina já contou com várias lendas que encantaram à volta dos cestos. Exemplo disso mesmo é Manuel Sobreiro (págs. 3 e 4), a prova que até no basquetebol os homens não se medem aos palmos – com “apenas” 1,68 metros de altura foi internacional por Portugal e conquistou de Leão ao peito três Campeonatos Nacionais e três Taças de Portugal. Ainda sobre a modalidade, uma nota final: foi bonito de se ver que no final da conquista, os responsáveis do Clube quiseram que Juvenal Carvalho e Edgar Vital (págs. 16 e 17) se juntassem à fotografia para a posteridade. É sinal de que o nosso basket é uma verdadeira família com memória colectiva.
No Luso, a equipa de Paulo Freitas carimbou o passaporte para a final four da Liga Europeia de hóquei em patins – a primeira que será composta em exclusivo por equipas portuguesas (págs. 18 e 19). As quatro melhores equipas do país e da Europa têm novamente encontro marcado para daqui a um mês (15 e 16 de Maio). Somos o campeão em título e temos como missão lutar até ao último minuto. Que Girão, Platero, Font e companhia continuem esta caminhada.
No atletismo continuamos a coleccionar títulos, com mais uma demonstração de força e competência em Almeirim no Campeonato Nacional de marcha em estrada e no Campeonato de Portugal de dez mil metros (pág. 22). João Vieira sagrou-se campeão nacional pela 60.ª vez, enquanto Carla Salomé Rocha venceu pela quarta vez (a segunda consecutiva) a competição feminina. Nos homens, Miguel Marques ficou pela prata e alcançou um novo recorde pessoal.
Este fim-de-semana, o Altice Arena será o palco do Campeonato da Europa de Judo e o Sporting CP é o clube português mais representado na prova (págs. 26 e 27). Não só temos seis atletas em representação do país, como a selecção será orientada pelo nosso Pedro Soares.
Amanhã, a equipa liderada por Rúben Amorim desce até ao Algarve para medir forças com o SC Farense. Para trás fica o jogo com o FC Famalicão (págs. 6 e 7) e a sequência de acontecimentos derivados – e mais um recorde que esta equipa atingiu, igualar o maior número de jogos sem perder no mesmo campeonato, num total de 26. O foco está agora no próximo jogo. Sem a possibilidade de contar com o nosso treinador no banco – uma vez que foi expulso por palavras que não disse já depois do apito final –, mas com a certeza que todo o plantel e restante equipa técnica está pronto para a batalha que se segue. Em nome do Sporting CP e do futebol em Portugal.
Por último, destaque ainda para o próximo ‘ADN de Leão’ que contará com Nuno Mendes (pág. 28). E se o podcast tem sido uma das apostas e estrelas da Comunicação do Sporting CP este ano, o jovem jogador internacional é com certeza também uma grande aposta do Clube e uma das estrelas da Liga NOS. Um momento a não perder.
Editorial da edição n.º 3815 do Jornal Sporting
* Responsável de Comunicação Sporting Clube de Portugal