Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Francisco Lino

Filipe Çelikkaya: "Será essencial para estes jovens continuar a crescer"

Por Sporting CP
17 Fev, 2024

Equipa B estreia-se na segunda fase da Liga 3 com visita ao Amora FC

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal regressa à acção este domingo (15h00), com uma deslocação ao terreno do Amora FC, na jornada inaugural da segunda fase da Liga 3.

Depois de 20 dias de paragem competitiva, o técnico verde e branco Filipe Çelikkaya garante que a equipa está preparada para os últimos dez jogos da época, até porque nunca deixou de treinar durante este período, sendo que o foco se mantém o mesmo de sempre: ver os jovens crescer.

“Continuámos a trabalhar diariamente muito focados no que queremos: evoluir. Fizemos jogos-treino com a equipa A e outros clubes da zona, portanto nunca desligámos por completo. Agora vamos voltar a competir e aqui sim os jogos já custam pontos, vamos trabalhar muito para trazer sempre uma vitória”, começou por dizer o técnico em declarações aos meios de comunicação do Clube, garantindo que “a segunda fase vai ser muito competitiva, tal como foi a primeira”.

“Será essencial para estes jovens continuarem a crescer e a dar mostras de que têm muita qualidade, temos de continuar focados nisso. Depois, se tudo o que fizermos nos jogos nos trouxer a vitória, fantástico, significa que o trabalho está a ser bem feito. Temos de olhar para todos os jogos com grande entrega”, sublinhou, indicando a receita para o jogo com o Amora FC, equipa com a qual o Sporting CP somou uma vitória (1-0) e uma derrota (3-2) na primeira fase.

“Temos de entrar muito dedicados porque do outro lado está uma equipa competente, que tem as suas armas. Vamos ter de neutralizá-las e ser superiores se queremos trazer os três pontos”.

Filipe Çelikkaya mostrou-se depois muito feliz com a estreia do avançado de 18 anos Rafael Nel pela equipa principal, ele que foi aposta do técnico Rúben Amorim na recta final da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da UEFA Europa League contra o BSC Young Boys.

“Vimos a estreia do Rafael Nel com muita satisfação, não só a equipa técnica mas todo o grupo e na Academia também. É um jogador que trabalha muito e é muito dedicado, portanto merece o reconhecimento do míster Rúben Amorim. Tem sido recorrente ver jogadores estrearem-se na equipa A, o que significa que há talento mas é também reconhecimento do trabalho efectuado”.

O líder do conjunto de Alvalade comentou ainda a recente chegada do reforço Kauã Oliveira, médio brasileiro de 20 anos que estava ao serviço do Ibrachina FC, emblema da cidade de São Paulo.

“O Kauã foi identificado internacionalmente como um jogador de qualidade, mas agora está a adaptar-se a uma nova realidade. A seu tempo, terá competição em função do que tem mostrado nos treinos”, afirmou o técnico, antes de abordar também as saídas de Diego Calai, Afonso Moreira e Rodrigo Ribeiro, todos eles emprestados a equipas de um nível competitivo superior.

“Saíram alguns jogadores porque o patamar deles neste momento é a primeira Liga e houve esta oportunidade para crescerem nesse contexto, é um passo natural na carreira deles. O Sporting CP viu isso como uma boa oportunidade e seguem o seu caminho natural, espero que voltem um dia porque têm muito talento associado ao trabalho, que é o que queremos”, sublinhou.

Já o central Leonino Miguel Alves admitiu que já estava com saudades dos jogos a doer, depois de três semanas sem competir. “Continuámos sempre a trabalhar no máximo e a dar o nosso melhor, só queríamos voltar à competição depois destes 20 dias”, reconheceu, alertando para o facto de os Leões terem pela frente “dez jogos difíceis” nesta segunda fase da Liga 3.

“Queremos entrar muito fortes e manter as nossas dinâmicas de jogo, além de continuar a evoluir e a crescer e ter muita posse de bola, que é o nosso estilo de jogo. Se possível, queremos ganhar os dez jogos”, frisou o jovem de 18 anos, perspectivando a estreia com o Amora FC.

“Eles criaram-nos muitas dificuldades no jogo da primeira fase em casa deles [derrota Leonina por 3-2], vai ser difícil. Temos de entregar tudo, dar o máximo e esperar uma vitória”, afirmou, elogiando os benefícios que tem sentido por, ainda em idade de júnior, estar já a disputar a Liga 3. “Tem sido muito bom. Tenho encontrado algumas dificuldades, mas é bom para evoluir mais”.

O jogo entre Sporting CP e Amora FC será transmitido em directo no YouTube do Canal 11 a partir das 15h00 deste sábado.