Entrada com o pé direito na Liga 3
03 Ago, 2024
Triunfo da equipa B do Sporting CP em casa do SC Covilhã por 2-3
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal entrou na Liga 3 com o pé direito, fruto de um triunfo em casa do SC Covilhã por 2-3 na primeira jornada da série B da competição. A formação de Alvalade foi à cidade serrana assinar uma exibição muita segura e personalizada e que deixa antever uma temporada de bom nível do conjunto de Tiago Teixeira.
Com três jogadores no 11 ainda com idade júnior (Lucas Taibo, Gabriel Silva e Eduardo Felicíssimo) e uma média de idades inferior a 19 anos, a turma verde e branca apresentou muito boas ligações entre os sectores e capacidade para atenuar as diferenças de idades. A boa entrada em jogo traduziu-se na vantagem graças a um golo de Gabriel Silva: depois de um contra-ataque bem conduzido, com primeiro remate de Henrique Arreiol defendido por João Gonçalo e, no seguimento, Manuel Mendonça a cruzar bem na direita para Gabriel Silva ter um remate colocado na área, sem hipóteses de defesa para o guarda-redes dos visitados.
Num jogo com muito boa intensidade de ambas as equipas, o SC Covilhã empatou aos 14 minutos num golo de grande execução de Pedro Brito, com um remate em arco e ao ângulo sem hipóteses de defesa para Diogo Pinto.
Com um sistema de quatro defesas, três médios e três avançados, a equipa B do Sporting CP foi tendo maior domínio territorial e boa objectividade nas saídas para o ataque, com a recompensa desse bem nível a voltar a aparecer em forma de golo. Antes da meia-hora, Gabriel Silva voltou a destacar-se à defesa do SC Covilhã e bem isolado na meia direita, atirou colocado à saída de João Gonçalo e fez o 1-2, pouco depois de Diogo Pinto ter feito uma grande defesa e remate de fora da área de um jogador da equipa da casa.
A vantagem do emblema de Alvalade ao intervalo, por 1-2, premiava a superior capacidade da formação visitante no jogo.
No segundo tempo, foi a equipa da Beira Baixa a entrar melhor e, depois de um remate que foi sacudido por Diogo Pinto e pelos ferros da baliza, voltou a empatar, agora num remate de Luís Oliveira de fora da área.
O jogo continuou vivo e enérgico, e aos 59 minutos, a equipa B voltou à vantagem, a terceira no jogo. João Simões, outro jogador ainda com idade de júnior e entrado na segunda parte, teve uma recepção perfeita à solicitação de Lucas Taibo e atirou colocado, de pé esquerdo, para o 2-3.
Quase a seguir, uma combinação soberba entre Manuel Mendonça e Gabriel Silva terminou com um remate de pé direito do ponta-de-lança ligeiramente ao lado da baliza dos serranos, tendo o 2-4 ficado bem perto. À medida que o jogo caminhava para o final, o Sporting CP foi também protegendo mais a área para voltar a não ser surpreendido pela reacção do SC Covilhã, mas sempre com muita serenidade e segurança, que nem a expulsão (exagerada, por segundo amarelo a Diogo Travassos) abanou os jovens Leões, que conseguiram importante vitória na Covilhã.
Foi um desempenho muito positivo da equipa B do Sporting CP, que nas estatísticas também teve ascendente sobre o adversário: terminou com mais percentagem de posse (53% contra os 47% do SC Covilhã) e 92 ataques contra os 84 da equipa da casa.
Na próxima jornada, o Sporting CP terá o primeiro jogo na Academia Cristiano Ronaldo, com a recepção ao FC Oliveira do Hospital.
Sporting CP: Diogo Pinto [GR], Leonardo Barroso, Lucas Taibo, Miguel Alves, Diogo Travassos, Eduardo Felicíssimo (Alexandre Brito, 73’), Henrique Arreiol, Manuel Mendonça [C], Luís Gomes (Kauã Oliveira, 87’), Gabriel Silva (Denilson Santos, 87’) e Mauro Couto (João Simões, 46’).