Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva / João Pedro Morais

Ricardo Costa: "Precisamos dos adeptos para nos ajudarem"

Por Sporting CP
12 Dez, 2022

Andebol em novo duelo com o Skjern para a EHF European League

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal recebe, esta terça-feira (19h45), os dinamarqueses do Skjern Handbold, no Pavilhão João Rocha, na partida da sexta jornada do grupo C da EHF European League. À entrada para esta segunda volta, depois de o os Leões terem vencido os nórdicos na Dinamarca (28-30), os dois emblemas estão em igualdade pontual (seis pontos) no terceiro lugar do grupo. 

Na véspera do reencontro, Ricardo Costa, treinador verde e branco, falou à Sporting TV e começou por recordar a boa exibição da equipa, na semana passada, em casa do Skjern.

"O jogo na Dinamarca correu da forma que esperávamos, isto é, com muitos remates exteriores e nós fomos capazes, mesmo estando atrás [no marcador] cerca de 35/40 minutos, de fazer um excelente jogo a nível defensivo. Na parte final, quando eles avançaram para o 7v6, sabíamos que isso podia acontecer, trabalhámos muito bem essa faceta do jogo e foi nesse momento que passámos para a frente [do resultado]. Acredito que o Skjern não esperaria uma resposta nossa a esse nível e acabou por sair algo perturbado para os últimos dez minutos, onde conseguimos dominar", detalhou, antes de perspectivar mais um “desafio de alto nível”.

"Acredito que vêm aqui para resgatar os pontos que perderam em casa, mas aqui, em nossa casa, nós temos a obrigação de vencer. Sabemos que qualquer jogo nas competições europeias é difícil, há bons executantes e bons treinadores, por isso tem de existir o melhor Sporting CP", frisou, antes de dar a receita para voltar a vencer.

"Temos de continuar a ser muito fortes a nível defensivo e organizados no ataque, sem ser precipitados. Às vezes digo à equipa que há momentos em que nos cansámos de fazer as coisas bem, mas quando tivermos essa experiência e sentido de jogo seremos, claramente, uma equipa de topo europeu. Ainda oscilamos muito, fruto também da nossa juventude", referiu Ricardo Costa.

Depois, o treinador Leonino não escondeu que a equipa tem estado submetida a “um grande esforço, com viagens também”, no entanto salientou a importância de contar, esta terça-feira, com o factor casa e o apoio dos Sportinguistas: "Precisamos dos adeptos aqui para nos ajudarem. Ganhar significa darmos um passo importante para o apuramento. Sabemos o peso que têm e por isso apelo, mais uma vez, para que estejam aqui. A equipa tem feito por merecer esse esforço". 

Além disso, Ricardo Costa aproveitou também a oportunidade para abordar as distinções recebidas por Kiko Costa, eleito o melhor jovem lateral do mundo e o segundo melhor jovem jogador do mundo pelo site Handball Planet.

"Os prémios individuais são sempre o reconhecimento do trabalho e de anos de dedicação. Ele é um jovem atleta, está a começar a sua etapa enquanto jogador e eu acho que estes prémios têm de servir para encorajar e alavancar o crescimento que tem tido", começou por dizer, salientando depois a importância do Sporting CP na evolução do lateral de apenas 17 anos.

"Obviamente que aquilo que viveu no Sporting CP, no último ano, o ajudou e provavelmente seria difícil se não tivesse tido estas experiências em competições europeias. Todos nós, eu enquanto treinador, sentimos que ele cresceu muito e ficamos contentes por ter sido distinguido, sabendo que o grupo o ajudou muito também", finalizou.

Foto Isabel Silva / João Pedro Morais

Ricardo Costa: "Somos ambiciosos"

Por Sporting CP
05 Dez, 2022

Andebol na Dinamarca à procura de nova vitória europeia

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal enfrenta, esta terça-feira (19h45), os dinamarqueses do Skjern Handbold na quinta jornada do grupo C da EHF European League. Neste momento os Leões estão no quarto lugar com quatro pontos, a dois do adversário que agora vão ter pela frente na Dinamarca.

Em declarações à Sporting TV, Ricardo Costa, treinador verde e branco, salientou que a equipa está “bem e confiante”, apontando desde logo à vitória fora de portas. "As sensações são boas, temos jogado bem e queremos continuar a senda de vitórias. Mesmo jogando fora nas competições europeias, somos ambiciosos e queremos conquistar a vitória", traçou, antes de fazer um ponto de situação deste grupo C.

"Há quatro equipas que se conseguiram destacar [RK Nexe (Croácia), Fraikin BM Granollers (Espanha) e Skjern Handbold (Dinamarca)] e outras duas ainda não conquistaram qualquer ponto [Balatonfüredi KSE (Hungria) e ALPLA HC (Áustria)]. Acho que entre essas quatro equipas jogam-se muito as quatro primeiras posições. Sabemos que é óptimo poder ficar em primeiro para apanhar o quarto classificado de outro grupo, mas o principal objectivo é o apuramento para continuar em prova", considerou o técnico Leonino, debruçando-se, depois, sobre mais uma deslocação europeia.

"Não é fácil, sobretudo fora, embora os países escandinavos tenham um ambiente mais amistoso. Já conseguimos noutras situações, contra o TT Holstebro e o Bjerringbro-Silkeborg Handbold, por exemplo, ter bons resultados”, lembrou, reforçando que “ganhar” é também a missão para esta terça-feira, diante do Skjern Handbold.

“Acreditamos que podemos conquistar um bom resultado. Tem de passar pela nossa cabeça ganhar, temos de ter essa ambição. Temos essa missão", sentenciou Ricardo Costa.

Foto José Lorvão

Leões no grupo C da EHF European League

Por Sporting CP
06 Out, 2022

Skjern Handbold, Fraikin BM Granollers, Balatonfüredi KSE, RK Nexe e ALPLA HC no caminho

Garantida, mais uma vez, a qualificação para a fase de grupos da EHF European League, a equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal ficou a conhecer, esta quinta-feira de manhã, os seus adversários, num sorteio foi realizado em Viena, capital da Áustria.

Inseridos no grupo C, os Leões de Ricardo Costa terão pela frente Skjern Handbold (Dinamarca), Fraikin BM Granollers (Espanha), Balatonfüredi KSE (Hungria), RK Nexe (Croácia) e ALPLA HC (Áustria).

O emblema dinamarquês, actual quarto classificado da sua Liga, foi até às meias-finais do seu campeonato na época passada, perdendo apenas contra o GOG, actual campeão em título, enquanto os catalães do Fraikin BM Granollers ficaram no segundo lugar da poderosa liga espanhola, onde neste arranque de época são quartos classificados.

Por sua vez, os croatas do RK Nexe chegaram às meias-finais da passada edição da EHF European League, já o Balatonfüredi KSE e o ALPLA HC estreiam-se nesta competição, sendo que os austríacos são os actuais detentores da Supertaça do seu país.

A fase de grupos será disputada entre o 25 de Outubro deste ano e o 28 de Fevereiro de 2023, sendo que nos próximos dias será conhecido o calendário completo de jogos.

Foto Bjerringbro-Silkeborg

Ricardo Costa: "Estamos todos de parabéns"

Por Sporting CP
04 Out, 2022

Técnico mostrou-se feliz pelo apuramento europeu

Após a partida na Dinamarca, que apesar do desaire (33-30) significou a passagem Leonina à fase de grupos da EHF European League, o treinador Ricardo Costa enalteceu a importância deste objectivo cumprido.

“A passagem à fase de grupos da EHF European League é uma grande vitória da nossa equipa e é muito importante para continuarmos a crescer. Dou os parabéns aos meus atletas, grande jogo hoje e grandes 120 minutos [no total das duas mãos]”, referiu aos meios de comunicação Leoninos, acrescentando: “Estamos todos de parabéns e agora temos de desfrutar do momento”.

Foto Bjerringbro-Silkeborg

Andebol avança para a EHF European League

Por Sporting CP
04 Out, 2022

Lugar na fase de grupos garantido apesar de desaire na Dinamarca (33-30)

Missão cumprida, a equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal vai repetir a presença na fase de grupos da EHF European League. Graças à valiosa vantagem de nove golos trazida do Pavilhão João Rocha (31-22), os Leões de Ricardo Costa garantiram, esta terça-feira, na Dinamarca, a qualificação, apesar da derrota com o Bjerringbro-Silkeborg por 33-30 no jogo da segunda mão da derradeira eliminatória (61-55 no total).

Com um excelente arranque, a turma de Alvalade foi extremamente competente e dominou o encontro na JYSK Arena e o marcador até aos últimos dez minutos, quando os nórdicos viraram o resultado, mas sem a diferença suficiente para reverter também a eliminatória.

Se a grande responsabilidade, desde o início, estava do lado nórdico para inverter a desvantagem, os Leões não ficaram na expectativa e arrancaram com tudo, chegando de forma rápida ao 1-5 e, alargando a vantagem depois dos dez minutos, até ao 6-11. Os irmãos Martim e Kiko Costa, com cinco golos cada um, mostravam-se verdadeiros ‘quebra-cabeças’ para os dinamarqueses.

Já com a mudança de guarda-redes, entrando Johan Sjostrand, o Bjerringbro-Silkeborg ainda conseguiu reduzir para 10-11, contudo Salvador Salvador, capitão verde e branco, voltaria a marcar as distâncias com três golos e o Sporting CP foi para o intervalo a ganhar por 14-17. Sólida primeira parte dos Leões para continuar no controlo do jogo e da eliminatória.

E, tal como no início do jogo, o reatamento voltou a ficar marcado pelo poderio Leonino, que com eficácia rapidamente aumentou para seis golos a diferença no marcador (14-20). Apesar da reacção procurada pelo Bjerringbro-Silkeborg, os Leões de Ricardo Costa continuaram a impor a sua lei até à entrada para os derradeiros dez minutos (24-27), quando tudo mudou.

Já na recta final, o conjunto dinamarquês reaproximou-se e, no tudo por tudo, virou o resultado para 29-28 a pouco mais de três minutos para o fim - os dez golos de Nikolaj Nielsen ‘pesavam’ nesta contagem. A seguir, Kiko Costa ainda marcou o seu sétimo golo, mas os nórdicos seguiram por cima. No entanto, o Sporting CP sabia que podia contar ainda com a valiosa vantagem de nove golos trazida de Lisboa para esbater o resultado na JYSK Arena. E assim foi, o Bjerringbro-Silkeborg venceu por 33-30, mas o agregado total de 61-55 sorriu aos Leões, que apesar do susto ficaram com o passaporte para a fase de grupos da EHF European League.

Sporting CP: Edy Silva (2), Edmilson Araújo (1), Kiko Costa (7), Natán Suárez (1), Patryk Walczak (1), Carlos Ruesga (1), Salvador Salvador [C] (6), Mamadou Gassama, Francisco Tavares, Manuel Gaspar [GR], Jens Schöngarth (4), Étienne Mocquais (2), Leonel Maciel [GR], Josep Folqués e Martim Costa (5).

Foto José Lorvão

Ricardo Costa: "Fizemos um grande jogo a nível defensivo"

Por Sporting CP
27 Set, 2022

Técnico satisfeito com a exibição Leonina

Após o apito final no triunfo por 31-22 sobre o Bjerringbro-Silkeborg, Ricardo Costa, treinador da equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal, analisou a partida à Sporting TV e destacou “o grande jogo” rubricado “a nível defensivo”.

"Na primeira parte tivemos problemas a criar situações no ataque e o 10-8 mostrou isso. No entanto, na segunda parte, continuamos bem defensivamente e fomos capazes de melhorar no ataque. O resultado está à vista, mas não está fechado", alertou, acrescentando: "Só estamos no intervalo e nove golos no andebol não é nada, mas tenho de dar os parabéns aos meus atletas, fizeram um grande jogo".

Agora, a garantia do técnico passa por fazer “tudo para selar a passagem na Dinamarca”, embora tenha realçado que "é uma pena que uma destas equipas fique pelo caminho numa fase tão precoce". Já sobre a saída de Jonas Tidemand, lesionado aos três minutos, "oxalá não passe de um susto", referiu, antes de reforçar: "é um campeão e o que quer que tenha estaremos aqui para o ajudar".

Também Martim Costa, que hoje cumpriu 20 anos e foi o melhor marcador da partida, enalteceu a qualidade exibida no segundo tempo. "Fizemos uma primeira parte excelente na defesa, o Leo [Maciel] ajudou muito na baliza, mas estivemos lentos na posse, o que mudámos na segunda. Atacámos com mais velocidade e causamos problemas ao Bjerringbro-Silkeborg. Acho que foi a chave do jogo para conseguir dilatar a vantagem", considerou, realçando: "Vencemos justamente".

Ainda assim, tal como o seu treinador, deixa um alerta para a segunda mão: "Ainda só jogamos uma parte, por isso temos de estar alerta e entrar com o máximo foco".

Foto José Lorvão

Sporting CP abre eliminatória europeia na frente

Por Sporting CP
27 Set, 2022

Grande exibição Leonina vale vantagem de nove golos para a Dinamarca (31-22)

Com as noites europeias de regresso ao Pavilhão João Rocha para 2022/2023, a equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta terça-feira, os dinamarqueses do Bjerringbro-Silkeborg por 31-22 na primeira mão da segunda eliminatória de apuramento para a fase de grupos da EHF European League.

Embora tudo se decida na próxima semana, na Dinamarca, os Leões deram uma demonstração de força em casa e levam uma vantagem de nove golos na bagagem para confirmar a qualificação. Depois de uma primeira parte com poucos golos (10-8), no reatamento os Leões embalaram para uma grande exibição. Martim Costa, com cinco golos, foi o melhor marcador do encontro.

Para enfrentar o actual quarto classificado da liga dinamarquesa, o treinador Ricardo Costa lançou Leo Maciel, Francisco Tavares, Salvador Salvador, Jonas Tidemand – saiu a queixar-se do joelho antes do minuto três -, Jens Schöngarth, Natán Suárez e Josep Folqués de início do lado verde e branco.

Depois da paragem para atender Tidemand, que já não voltou a entrar, uma defesa de Maciel e um golo de Kiko Costa deram a primeira vantagem aos Leões (2-1) - e só deu Sporting CP nos instantes iniciais. Por sua vez, Edy Silva entrou da melhor forma, roubando várias bolas na defesa e a turma de Alvalade – muito sólida atrás - chegou com brilhantismo ao 6-2, por Francisco Tavares, pouco depois dos doze minutos.

Com Maciel em bom plano na baliza, no ataque a velocidade e agilidade de Natán Suárez e Kiko Costa causavam muitas dificuldades aos nórdicos, fisicamente mais fortes (8-4). Contudo, num rápido volte-face, os Leões deixaram de encontrar espaço no ataque e o Bjerringbro-Silkeborg responderia com eficácia até ao 9-8.

Com cinco minutos ainda por jogar até ao intervalo, um golo do reforço Patryk Walczak e duas defesas, a seguir, de Leo Maciel ainda reavivaram o conjunto de Ricardo Costa, que, apesar das oportunidades, não conseguiu distanciar-se mais no resultado – fixado em 10-8 no fim da primeira meia hora. Num primeiro tempo com poucos golos, Kiko Costa, com três, era o melhor marcador da partida, mas a melhor parte da acção viria a seguir.

No reatamento, Mamadou Gassama trouxe o tónico necessário, entrou com tudo e apontou três golos em quatro minutos, levantando muitos aplausos das bancadas (13-10). Daí em diante, a turma de Alvalade fez-se com as rédeas do jogo e assinou um parcial sem resposta de 3-0 – estava de regresso a segurança defensiva. Para culminar o bom momento verde e branco, Natán foi ao chão roubar uma bola, Gassama, lançado na transição, marcou o 18-12 e o Pavilhão João Rocha ‘rugia’.

E os Leões continuaram a fazer mossa aos dinamarqueses com muita qualidade: Maciel, de baliza a baliza, atirou ao poste, mas o capitão Salvador mergulhou para o golo, Walczak, de forma subtil, também marcou e Martim Costa, com dois tentos seguidos, aumentou para nove golos a diferença no marcador (25-16). Ao domínio absoluto e ritmo frenético do Sporting CP - sem perder a concentração - juntou-se muita eficácia e o Bjerringbro-Silkeborg, de repente, viu-se numa posição complicada a dez minutos do fim - agravada, a seguir ao desconto de tempo, com o golo de Natán (26-16).

Leo Maciel era, nesta fase, intransponível e a equipa nórdica foi somando erros na partida, tentando tudo para diminuir a desvantagem, mas sem grande sucesso. Até ao fim, o conjunto de Ricardo Costa não tremeu e de forma segura garantiu uma vantagem de nove golos (31-22).

Sporting CP: Edy Silva, Edmilson Araújo, Kiko Costa (4), Natán Suárez (3), Jonas Tidemand (1), Patryk Walczak (4), Carlos Ruesga, Salvador Salvador [C] (3), Mamadou Gassama (4), Francisco Tavares (2), Manuel Gaspar [GR], Jens Schöngarth, Étienne Mocquais, Leonel Maciel [GR], Josep Folqués (4) e Martim Costa (5).

Foto José Lorvão

Ricardo Costa: "Sabemos onde queremos chegar"

Por Sporting CP
26 Set, 2022

Leões iniciam em casa o apuramento para a EHF European League

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal disputa, esta terça-feira às 19h45, a primeira-mão da segunda eliminatória da EHF European League, no Pavilhão João Rocha, enfrentando os dinamarqueses do Bjerringbro-Silkeborg.

Em declarações aos meios de comunicação Leoninos, o treinador Ricardo Costa lançou o encontro e revelou que a equipa está "bem e concentrada" para lutar pelas competições europeias. "Fizemos um bom jogo para o campeonato diante do CS Marítimo e as sensações são boas. Agora, sabemos da importância deste jogo, bem como onde queremos chegar. É muito importante continuar nas competições europeias, mas sabemos que pela frente temos uma equipa muito difícil", alertou, continuando: "O Bjerringbro-Silkeborg há dois anos que não entra nas competições europeias, porque não é fácil, mesmo sendo uma grande equipa. Nós estamos optimistas e com o foco no dever de fazer um grande jogo para, depois, continuarmos a luta na Dinamarca".

Olhando também para as dificuldades que os nórdicos poderão colocar no Pavilhão João Rocha, o técnico salientou que, apesar da exigência do desafio, os Leões estão bem preparados. "São muito fortes na transição, marcam muitos golos na chegada ao ataque e, muitas vezes, obrigam a que as defesas sejam mais profundas. Rematam muito à frente da defesa", destacou, antes de abordar também os argumentos físicos e defensivos do Bjerringbro-Silkeborg: "Têm uma defesa muito forte, com dois atletas internacionais na zona central, e muito possante, com quatro jogadores no bloco central perto dos dois metros de altura. Por isso, não é fácil atacar, mas obviamente têm também os seus pontos mais débeis e nós tentaremos aproveitá-los da melhor forma".

De seguida, Ricardo Costa alertou que nada ficará decidido neste primeiro embate, porque, acredita, serão "120 minutos de luta". "Teremos bons e maus momentos, mas não podemos hipotecar o jogo ou a eliminatória em dez minutos. Sabemos que estes primeiros 60 minutos são importantes também para poder estudá-los e perceber de que forma é que encaixamos no jogo deles", considerou, embora tenha realçado a seguir que, mais do que isso, o foco do Sporting CP tem de estar em colocar os seus "pontos fortes em campo".

"Na temporada passada crescemos muitos nas competições europeias e precisamos de continuar a crescer. Não deixamos de ser uma equipa jovem, por vezes inexperiente e que não sabe lidar com alguns momentos, mas temos muito talento e já demos provas de que podemos jogar contra qualquer equipa e responder", enalteceu o treinador verde e branco, antes de se dirigir aos Sportinguistas: "Não só nos bons momentos, mas nas alturas em que a equipa pode ter alguma dificuldade, os adeptos são sempre uma força extra e deixo o convite para aparecerem no Pavilhão João Rocha".

 

Foto Franzi Gora / NebHandball

Andebol cai de pé na Alemanha

Por Sporting CP
05 Abr, 2022

Apuramento histórico escapou muito perto do fim (36-35)

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal foi eliminada, esta terça-feira, da EHF European League, tendo perdido em casa do SC Magdeburg por 36-35 na segunda mão dos oitavos-de-final - 29-29 foi o resultado em Lisboa.

A missão verde e branca era hercúlea, tendo de surpreender o actual emblema campeão do mundo, detentor também da EHF European League e ainda líder da poderosa liga alemã. No entanto, a verdade é que os Leões estiveram muito perto de o conseguir – o resultado favorável escapou a segundos do fim – apesar das muitas adversidades ultrapassadas na Alemanha: 2-10 em exclusões, com o Sporting CP ver ainda Mamadu Gassama, Jonas Tidemand e Edmilson Araújo a serem expulsos durante o encontro. O apuramento ficou, assim, a apenas um golo, já que o empate seria suficiente, passado o 29-29 da primeira mão.

A turma de Alvalade, com Manuel Gaspar, Kiko Costa, Gassama, Tidemand, Edmilson, Martim Costa e Natán Suárez de início, começou bem a partida, aproveitando algumas transições para virar o resultado e chegar à vantagem (3-4). No entanto, o conjunto alemão respondeu em força até ao 8-5, quando Tidemand estava suspenso.

Depois dos onze minutos, embora com menos duas unidades do lado verde e branco, Gassama – muito certeiro – fez o seu quarto golo na partida, colocando o 9-9 no marcador. Concentrados, os Leões mantinham-se vivos na Alemanha - apesar das várias exclusões (cinco na primeira parte) - e Kiko Costa, à segunda tentativa, relançou a equipa na liderança (10-11), mas o equilíbrio seria a nota dominante, sempre com muitos golos (14-14).

Tudo se complicaria à passagem dos 20 minutos com a expulsão de Gassama, que era a par de Kiko Costa o melhor marcador verde e branco. Na baliza Leonina, Yassine Belkaied ainda susteve o primeiro ímpeto do SC Magdeburg com duas defesas importantes, porém os actuais campeões do mundo voltaram a disparar no marcador, cavando uma nova diferença de três golos (17-14).

Ainda assim, até ao intervalo, o Sporting CP reagiu e manteve tudo em aberto para o segundo tempo, com o marcador a assinalar 21-19 – os alemães marcaram a poucos segundos da buzina. Nestes derradeiros minutos dos primeiros 30, Belkaied emergiu na baliza, enquanto Martim Costa (quatro golos) e Natán - este a assistir e a marcar - 'remaram contra a maré' no ataque, fazendo frente ao colosso alemão.

A turma de Alvalade voltou a entrar bem, agora no reatamento depois do descanso, e seria Natán a coroar esse bom momento com um lançamento potente para o 22-22. Seguiram-se dois ataques para cada lado sem golos, que podiam ter devolvido a liderança aos Leões, mas o guardião Jannick Green negou essa possibilidade e, a seguir, Tidemand foi suspenso pela terceira vez, sendo expulso – pouco depois Edmilson também viu o cartão vermelho. O Sporting CP lutava muito e com sucesso para manter equilibrada a eliminatória, mas acumulavam-se-lhe também as adversidades (25-23). Por sua vez, a primeira exclusão para o lado do SC Magdeburg chegou aos dez minutos da segunda.

No entanto, nada abalou os Leões na Alemanha, que seguiam a par e passo no resultado, já com Martim Costa – acabaria com oito golos - como principal referência ofensiva (26-26). Mais uma defesa decisiva de Belkaied deu o mote para Kiko Costa – em sintonia com o irmão, tal como na primeira mão – catapultar o Sporting CP para a frente do marcador (28-29) - daqui em diante, um possível empate no fim já daria também o apuramento ao conjunto de Ricardo Costa.

Faltavam dez minutos no relógio e o jogo discutia-se ao detalhe, com os emblemas a seguirem a par e passo no marcador, mas agora as lideranças tangenciais caíam para a turma de Alvalade, que ainda chegou ao 31-33 por Salvador Salvador, silenciando a imponente GETEC Arena.

Nada estava decidido e o SC Magdeburg, a correr atrás do apuramento, foi somando empates e uma defesa de Mike Jensen sobre Erekle aumentou a incerteza (35-35). Por protestos, Kiko Costa – que tinha introduzido a bola na baliza, mas não valeu – foi excluído e os Leões jogariam os últimos dois minutos com menos dois jogadores. De forma cruel, a missão Leonina tornar-se-ia impossível com o 36-35, após nova defesa decisiva de Jensen. Nas últimas hipóteses, Natán e Carlos Ruesga não conseguiram o desejado empate, ficando a um golo de um apuramento histórico para os quartos-de final.

Sporting CP: Matevž Skok [GR], Edmilson Araújo, Kiko Costa (9), Natán Suárez (4), Jonas Tidemand (1), Hanser Rodríguez, Carlos Ruesga, Salvador Salvador [C] (3), Erekle Arsenashvili (1), Mamadu Gassama (4), Francisco Tavares (3), Manuel Gaspar [GR], Jens Schöngarth (1), Yassine Belkaied [GR], Josep Folquès (1) e Martim Costa (8).

Foto João Pedro Morais

Ricardo Costa: "Entrar em jogo com toda a alma e crença"

Por Sporting CP
04 Abr, 2022

Técnico lançou segunda mão europeia com o SC Magdeburg

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal joga, esta terça-feira (19h45), a segunda mão dos oitavos-de-final da EHF European League, diante do SC Magdeburg.

Em antevisão ao jogo, o treinador Ricardo Costa projectou que partida pode esperar o Sporting CP na Alemanha, tendo em conta o que foi feito em Lisboa na primeira mão. "Acima de tudo acreditamos que o SC Magdeburg vai criar mais dificudades", começou por dizer ao Jornal Sporting, continuando: "Penso que esperavam vencer no Pavilhão João Rocha e o facto de terem empatado faz com que entrem para a segunda mão mais agressivos e assertivos. No entanto, o Sporting CP também vai entrar em jogo com toda a alma e crença para sermos felizes. Sabemos que é difícil diante do campeão em título, mas vamos desfrutar".

Sobre as dificuldades que espera encontrar em terreno alemão, o treinador Leonino sabe que haverá mais agressividade e jogadores já recuperados e que não jogaram em Lisboa: "Vão haver mais duelos no um contra um, mais situações de dificuldade em parar o adversário e mais contra-ataque. Também já jogarão dois atletas que estavam lesionados e podem agora ser opção para o SC Magdeburg. Vão ter, por isso, mais soluções no ataque e mais agressividade defensiva. Em Lisboa não começaram com tanta intensidade e isso surpreendeu-nos. Acredito que agora será diferente".

Sobre jogar fora, num país com muita tradição na modalidade, Ricardo Costa afirmou que jogar na Alemanha é sempre positivo: "Competir na Alemanha é sempre espetacular, os pavilhões estão cheios, apoiam muito as equipas e com fair-play. Nós gostamos muito desses ambientes, é um factor positivo e enobrece a modalidade".

Páginas

Subscreva RSS - Taça EHF