Ana Capeta nasceu em Beja mas é natural de Aljustrel. Cresceu a ver os jogos do pai nos distritais de Beja e a jogar nos intervalos, fazendo crescer aos poucos a paixão pelo futebol. Começou por jogar com rapazes, no Operário FC, chegou a ser guarda-redes e em 2010 integrou pela primeira vez uma equipa feminina, no Aljustrelense. Seguiu-se a CB de Castro Verde e chegaram as primeiras chamadas às selecções jovens, onde se estreou com 15 anos e teve o privilégio de capitanear o recém-criado escalão de sub-16.
Seguiu-se o CA Ouriense, onde foi campeã nacional e venceu uma taça de Portugal, num período em que duas lesões graves condicionaram a sua evolução. Acabou por seguir para o CA Cultural, da Pontinha, onde venceu o campeonato de promoção e se reencontrou com o seu futebol, voltando à selecção e concretizando o sonho de representar o clube do coração, o Sporting CP, onde chegou em 2016. Peça fundamental nas conquistas da Taça de Portugal de 2017 e consequente Supertaça, deu o seu contributo também nos dois títulos de campeão nacional.
Internacional pela principal selecção portuguesa desde 2017, já jogou mais de 150 jogos de Leão ao peito e apontou mais de 100 golos. Regressou a casa em 2022, após uma temporada dividida entre o PSV e o Famalicão.