Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Mariana Cabral: "Vamos estar focadas em fazer o nosso trabalho"

Por Sporting CP
10 maio, 2024

​Leoas ainda na luta pelo título no fecho da Liga com o SF Damaiense

A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal desloca-se a casa do SF Damaiense, este sábado (14h00), para disputar a 22.ª e última jornada da Liga.

As Leoas chegam a esta fase ainda na luta pelo título, mas para isso estão obrigadas a vencer e esperar por um deslize do SL Benfica, que lidera com mais dois pontos.

Na antevisão à partida, a treinadora Mariana Cabral fez questão de sublinhar a ambição da equipa, que está concentrada em fazer tudo o que está ao seu alcance para sair com a vitória e, claro, com o título de Campeã Nacional conquistado.

“Chegamos aqui a poder ser Campeãs e acredito que seríamos umas justas vencedoras, mas quem terminar em primeiro será um justo vencedor. Quem tiver mais pontos, é porque conseguiu ser mais competente na caminhada, que é muito longa e com muitos jogos. Vamos estar focadas em fazer o nosso trabalho, que é ganhar o nosso jogo, que não será nada fácil, e depois o resto é esperar para ter um pouco de sorte”, disse na conferência de imprensa em Alcochete, reconhecendo em seguida o bom momento do SF Damaiense, que não perde há seis encontros.  

“O SF Damaiense está a atravessar um óptimo período, tem uma excelente equipa e jogadoras que estão a fazer uma época muito boa, como a Marta [Ferreira] e a [Beatriz] Cameirão. Além disso, jogar na Damaia é mais difícil porque é um sintético velho com dimensões reduzidas, o que dificulta o jogo. O SF Damaiense é uma equipa muito organizada e que sabe defender muito bem, não é fácil ultrapassar as duas linhas atrás”, sublinhou, antes de dar a receita para a vitória verde e branca.

“O nosso trabalho vai ser ter muita paciência e vontade de ganhar, sabendo que o SF Damaiense também quer ganhar para ficar em quarto lugar, objectivo pelo qual está a lutar. Será certamente um jogo em que todas as jogadoras vão querer marcar e ganhar. Temos de estar muito focadas em nós porque o SF Damaiense é um excelente adversário e já perdemos pontos esta época em jogos que achávamos que estavam controlados, incluindo com este adversário na primeira volta (1-1). Não podemos deixar que isso volte a acontecer, é uma responsabilidade nossa”.

A fechar, e mesmo sem saber qual será o desfecho da Liga, Mariana Cabral elogiou o bom trabalho que o Sporting CP tem vindo a realizar no futebol feminino. “Esta temporada foi de crescimento e evolução, houve muita coisa que mudou na estrutura e nos processos do Clube. Amanhã, quando acabarem os jogos, se formos Campeãs não foi tudo bem feito, e se não formos não foi tudo mal feito”.

Já Diana Silva, experiente atacante verde e branca, garantiu que todas as jogadoras estão “muito focadas” pois sabem que há um campeonato ainda em disputa.

“Queremos fazer a nossa parte e vamos entrar a dar tudo, não podemos facilitar nem um pouco porque o SF Damaiense tem jogadoras de muita qualidade e que podem fazer a diferença a qualquer momento. Temos de estar preparadas para isso e para jogar no sintético, o que não é fácil porque a bola salta muito e a qualidade diminui. Mas durante a época isso aconteceu várias vezes e não vai ser desculpa”.

Fátima Pinto, Andreia Bravo, Maiara Niehues, Gabriela Vinhas, Jacynta Galabadaarachchi, Brittany Raphino e Ana Capeta vão estar indisponíveis por lesão, mas Diana Silva acredita que as restantes jogadoras vão dar boa resposta.

“Temos jogadoras de muita qualidade e um plantel vasto, mas temos sofrido um pouco com lesões. Vamos a jogo com várias baixas, mas a equipa até agora soube lidar bem com essas dificuldades. Vamos estar bem preparadas”, assegurou a Leoa, que já foi duas vezes Campeã Nacional ao serviço do Clube, em 2017 e 2018.

“As memórias desses anos são as melhores que tenho aqui. Este ano tivemos uma boa prestação e é por isso que ainda estamos na luta pelo título, mas também sabemos que tivemos alguns percalços pelo caminho. Teria um sabor especial vencer o campeonato na última jornada. Sabemos que não é fácil porque o SL Benfica também tem estado muito bem e não vai querer deixar o título fugir, mas a equipa acredita que é possível e queremos fazer a nossa parte”, reforçou, lembrando que o Sporting CP lutou sempre “taco a taco” com o SL Benfica na Liga.

“Não foi nos jogos supostamente mais difíceis que perdemos pontos, este ano ganhámos nos duas vezes na Liga ao SL Benfica, que está em primeiro e vai à Champions. Estivemos sempre taco a taco com elas e mostrámos que temos qualidade, mas depois houve momentos menos felizes com equipas supostamente mais acessíveis. É um sinal de que o campeonato está mais competitivo, o que é bom, até porque o SL Benfica também perdeu pontos contra outros adversários”.