Cidade Sporting inaugurada em Alvalade
20 Jul, 2021
Cerimónia decorreu na manhã desta terça-feira
Foi inaugurada, na manhã desta terça-feira, a Cidade Sporting no Estádio José Alvalade. O projecto que une o estádio ao Pavilhão João Rocha através de uma artéria verde e que conta com uma pista de atletismo e um campo de street basket teve direito a uma cerimónia com a presença dos presidentes do Sporting Clube de Portugal e da Câmara Municipal de Lisboa.
Frederico Varandas, líder do Conselho Directivo do emblema Leonino, recebeu Fernando Medina, presidente do Município lisboeta, na renovada promenade que rodeia o Estádio José Alvalade antes de cortar a fita que inaugurou a Cidade Sporting.
Depois, atletas da formação do atletismo do Sporting CP estrearam a nova pista de atletismo na promenade com uma corrida de estafetas. No final da pista, mais atletas Leoninos, desta feita da ginástica, demonstraram o seu talento e trabalho no mini-trampolim.
Por fim, no campo de street basket, jovens basquetebolistas Sportinguistas acompanharam João Fernandes e Miguel Maria Cardoso, da equipa sénior, em lançamentos ao cesto. A fotografia de família, com os atletas a acompanharem Frederico Varandas e Fernando Medina, fechou a cerimónia.
Em declarações aos presentes, Frederico Varandas destacou o que tem sido feito nas infraestruturas do Sporting CP e revelou que a abertura na nova Lion Store está para breve.
"Depois dos investimentos e requalificações da Academia e do Pólo EUL, chegou a hora do Estádio José Alvalade e do Pavilhão João Rocha. A Cidade Sporting dá hoje os primeiros passos: a requalificação da promenade e a inauguração da pista de atletismo, do campo de street basket e da artéria verde que une o Estádio ao Pavilhão. Mas temos o desejo de continuar a crescer transformando toda a envolvência do Estádio José Alvalade e do Pavilhão João Rocha. Nas próximas semanas vamos inaugurar a Lion Store, a primeira Mega Store/Loja Verde do Estádio, e até ao final da época desportiva teremos todas as cadeiras do Estádio José Alvalade remodeladas. Queremos um Clube mais moderno, mas sobretudo virado para os seus adeptos e Sócios. Queremos que os nossos adeptos e Sócios tenham orgulho de ser e viver Sporting CP", afirmou.
De seguida, o presidente verde e branco dirigiu-se a Fernando Medina: "O Sporting CP é uma das grandes instituições sediadas na nossa capital e também queremos um Sporting CP virado para Lisboa. Presidente [Fernando Medina], pode continuar a contar com um Sporting CP a promover o desporto, o bem-estar, a saúde e, sobretudo, o bom nome de Lisboa".
Fernando Medina, por sua vez, parabenizou o Sporting CP pelo projecto e mostrou-se disponível para continuar a apoiar o Clube em iniciativas deste calibre.
"Parabéns a toda a equipa do Sporting CP, ao seu presidente Frederico Varandas, a toda a equipa dirigente e a todos os seus atletas por esta realização. O Sporting CP é uma grande instituição da cidade de Lisboa com um papel vastíssimo, muito para lá do que é a alta competição num conjunto muito vasto de modalidades. Tem um papel central numa cultura eclética e variada no desporto, assim como na atracção à prática desportiva, desde a recreativa até à competição de dezenas de milhares de pessoas em Lisboa. É um gosto, assim como uma responsabilidade, apoiar o desenvolvimento destas infraestruturas para dar mais espaço aos lisboetas e aos Sportinguistas. Que desfrutem deste complexo para divulgar e acentuar a prática desportiva. É uma utilização inteligente, criativa e moderna destas instalações. Parabéns Sporting CP e parabéns a toda a equipa que projectou e está a levar a cabo este projecto. Daremos todo o apoio, na medida das nossas possibilidades, aos projectos seguintes. Não faltará imaginação a esta equipa dirigente do Sporting CP para os levar a cabo", frisou.
Ao Jornal Sporting, Emanuel Barreira, do Halfstudio e co-autor das pinturas no campo de street basket e nos respiradores em conjunto com Mariana Branco, começou por admitir que "a reacção foi muito boa" quando surgiu a oportunidade de avançar com esta obra.
"Ficámos muito contentes pelo convite e por poder realizar este trabalho para o Sporting CP. Havia a vontade de ter a palavra 'Sporting' como elemento central desta intervenção. Havia esse objectivo e achámos que ia ser um desafio bastante interessante porque tínhamos de conciliar isso com a presença de um campo de basquetebol. O desafio gráfico foi conciliar as duas partes; destacar um campo em tirar destaque à palavra 'Sporting'", explicou, continuando.
"No caso dos respiradores, utilizámos uma técnica chamada anaformismo, que permite ver, a partir de um ponto marcado com a silhueta dos pés, a data da fundação do Clube", adicionou.
Por fim, Emanuel Barreira não escondeu a felicidade "por poder fazer parte da história" do Sporting CP. "Sentimo-nos muito contentes e orgulhosos", concluiu.