Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O próximo exame pode dar mestrado

Por Jornal Sporting
29 Ago, 2015

Antevisão do encontro em Coimbra no Jornal Sporting

Para Francisco Stromp, não havia mais nada a não ser o seu Sporting. Reza a história que nem tempos livres, nem namoradas, nem estudos, nem política, nem amigos (a não ser que fossem do Clube), apenas Sporting. Foi o primeiro grande símbolo ‘leonino’: fundador, jogador de futebol, campeão do lançamento do disco e dos 3x100 metros, desportista que também praticou râguebi e ténis. Um profundo amante dos ideais ‘verde e brancos’, que tantas vezes apregoava nas palestras que fazia aos companheiros enquanto capitão. Um exemplo do que é ser deste Clube e não apenas de um clube, idolatrado pelos seus, respeitado pelos outros. Esta semana, as equipas de andebol e de futsal fizeram a apresentação oficial aos Sócios disputando um Troféu com o seu nome. Coincidência das coincidências, foi também ele o autor do primeiro golo do Sporting em encontros oficiais frente à Académica, na final do Campeonato de Portugal de 1923 que os ‘leões’ ganharam por 3-0. O primeiro de 99 triunfos. E o centésimo pode ser já neste domingo.


Os comandados de Jorge Jesus chegam a Coimbra com a lição bem estudada para evitarem mais percalços no Campeonato, depois do empate caseiro frente ao P. Ferreira com todas as condicionantes que aí ocorreram: afinal, nos últimos sete jogos oficiais frente aos ‘estudantes’, a formação ‘verde e branca’ ganhou apenas dois. Assim se tem adiado a passagem do exame decisivo que vale ‘mestrado’ em termos históricos: a 100.ª vitória em todas as competições oficiais, entre I Liga, Taça de Portugal e Campeonato de Portugal, num acumulado de 146 encontros. E só duas equipas atingiram esse ‘patamar’, por sinal os rivais lisboetas: Belenenses, a quem o Sporting venceu 126 vezes em 241 jogos disputados; e o Benfica, que os ‘leões’ já bateram em termos oficiais por 106 ocasiões nas 295 partidas realizadas até hoje.


Para ajudar nesse objectivo está o extremo André Carrillo. ‘La Culebra’, que apontou o único tento ‘leonino’ no último encontro do Campeonato do Sporting, tem um especial apetite em espalhar veneno à Académica: em cinco encontros disputados, apontou três golos, vendo o conjunto de Coimbra como vítima preferida. Foi também o peruano que marcou o último tento dos ‘leões’ na cidade dos estudantes, a abrir a I Liga da última temporada, no empate a um. Em Alvalade, na segunda volta, João Mário tornou-se o 113.º jogador do Sporting a marcar numa partida oficial frente à Académica, numa lista de 380 golos (cinco dos quais na própria baliza) liderada inevitavelmente pelo melhor avançado português de todos os tempos, Peyroteo, que só nos confrontos com os conimbricenses apontou um total de 48 golos! E com outra curiosidade: o único tento apontado por Jorge Jesus pelo Sporting no Campeonato Nacional foi exactamente em Coimbra, fechando a goleada por 4-1 no penúltimo minuto após bis de Manuel Fernandes e outro de Nélson.


E que conjunto irá agora encontrar o ‘leão? Ferido no orgulho, após a derrota caseira por 4-0 na passada segunda-feira com o V. Setúbal, ainda sem golos (única equipa a zero a par do Moreirense) e a revelar problemas ofensivos. Ainda assim, apesar do mau arranque, a formação de José Viterbo também tem potencial colectivo e individual, sobretudo nas unidades mais ofensivas da equipa.