Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

A Taça na mão para fazer (mais) história

Por Jornal Sporting
07 Jan, 2016

Jornal antevê Taça da Liga e recupera propostas do Clube para melhorar futsal

“Se vencermos a competição, quase que dá para colocar no Museu a Taça e ao lado o documento que elaborámos para a criação da prova, para ficar para a história”, solta Miguel Albuquerque, director do futsal ‘leonino’ a propósito da Taça da Liga, prova que arranca hoje e decorre até domingo no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis. E se o Sporting quer fazer história desportivamente, vencendo a primeira edição da prova, já fez história ao estar na origem da criação da competição em Portugal. “As equipas treinam muito mas têm pouca competição; e temos de treinar menos e jogar mais. É muito pouco uma equipa começar a treinar em Agosto e disputar o primeiro título, a Taça de Portugal, em Maio.

A proposta ‘leonina’ para a criação da prova, que conseguiu primeiro o apoio da Associação de Futebol de Lisboa e depois da Federação Portuguesa de Futebol, não é exemplo único da pró-actividade do clube no que diz respeito a melhorar a modalidade no País. O Sporting apresentou este ano um documento com dez medidas para desenvolver o futsal, que já foi melhorado pelos outros clubes da Liga SportZone e que será em breve discutido na Federação.

Entre as mudanças propostas está, por exemplo, a criação de uma estrutura própria para o futsal na Federação Portuguesa de Futebol; a evolução na formação dos dirigentes desportivos, nomeadamente através de acordos com universidades; o melhoramento da imagem corporativa da modalidade; a melhoria dos incentivos financeiros dados aos clubes; ou a criação de uma Taça Ibérica, nova competição que reunisse os quatro primeiros classificados de Espanha e Portugal e que funcionasse como mais um momento competitivo a nível internacional, além da UEFA Futsal Cup.

Leia a reportagem completa nesta edição do Jornal Sporting, que já está nas bancas.