Holanda testa e transmite vídeo-árbitro em directo
29 Jan, 2016
Feyenoord-Heerenveen aproveitado para dar a conhecer a tecnologia vídeo
Depois da decisão do International Board em recomendar a introdução de tecnologia vídeo como apoio ao trabalho dos árbitros de futebol, a Federação Holandesa de Futebol disponibilizou, ontem, em parceria com a estação ‘Fox Sports’, uma transmissão em directo do jogo entre Feyenoord e Heerenveen, a contar para a 20.º jornada da Eredivisie, pela perspectiva do vídeo-árbitro.
O sistema é simples e funciona nos mesmos moldes do râguebi. Neste caso, existiu um veículo fora do estádio equipado com monitores que permitem analisar todos os lances em movimento lento e com diferentes perspectivas das várias câmaras que transmitem o jogo. No seu interior, dois especialistas em arbitragem assistiram ao jogo em directo, numas televisões, e com o tempo de jogo mais retardado, noutras. Sempre que existir uma situação de dúvida, os especialistas analisaram o lance no momento e, no caso de se confirmarem as dúvidas, tinham à sua disposição um botão que sinalizaria a incorrecção na decisão tomada pelo árbitro em campo. Sinalizaria porque, de momento, o sistema em teste ainda não tem qualquer ligação online com os juízes da partida. O International Board já recomendou o uso, mas ainda não autorizou a aplicação desta tecnologias, pelo que, nestas duas épocas de projecto piloto (na qual se inclui esta demonstração), os vídeo-árbitros holandeses têm informado os juízes do encontro sobre o acerto ou falta dele das suas decisões, apenas no final dos jogos, e não em tempo real, como acontecerá quando este sistema for implementado.
O projecto do vídeo-árbitro já está a ser testado na Holanda desde a época passada e os especialistas têm como objectivo dissipar quaisquer dúvidas em lances capitais da partida, como grandes penalidades, foras-de-jogo, sanções disciplinares ou golos duvidosos. Mas, para isso, é preciso autorização, algo que a Federação Holandesa de Futebol espera ver chegar já na próxima reunião do International Board, que se realizará em Março.
Os holandeses desde cedo manifestaram o seu apoio para com a decisão de introduzir as tecnologias vídeo como ferramenta de apoio ao trabalho dos árbitros, pretendendo implementar o vídeo-árbitro no decorrer dos jogos da Taça da Holanda, já na próxima época. Também a Federação Inglesa equaciona testar o sistema nos jogos da Taça de Inglaterra, na próxima temporada.