Quando Yazalde foi um herói para Cantona
11 Set, 2016
Antigo internacional francês e capitão do United visitou o Museu Sporting na companhia de Bruno de Carvalho e traçou semelhanças entre si e o Clube a propósito da formação
A viver em Portugal e depois de já ter visitado a Academia com o filho Emir, fã incondicional do emblema leonino, Eric Cantona voltou a estar em terreno verde e branco, desta feita no Museu Sporting, com os filhos e o irmão, Jean Marie. Desta vez contou com a companhia do Presidente do Sporting CP, Bruno de Carvalho, que juntos fizeram uma visita guiada à memória colectiva da família Sportinguista. "5.000 Taças, para todas as modalidades. É realmente impressionante!", começou por dizer quem, em tempos, era visto como l'enfant terrible, jogando de colarinho para cima.
A surpresa surgiu quando passou pela zona reservada ao primeiro Bota de Ouro em Alvalade: "Yazalde era um excelente jogador. Jogou no Marselha, depois de sair do Sporting CP. Quando ia ao estádio com o meu irmão e o meu pai, porque nós éramos de Marselha, Yazalde era um dos nossos heróis".
Como não podia deixar de ser, a conversa caiu na formação desenvolvida no Clube e até encontrou traçou semelhanças: "Sou um pouco como o Sporting CP: quero que os meus filhos tenham uma personalidade forte. Deixo-os desenvolver a sua própria personalidade e se quiserem jogar futebol e divertirem-se, deixo-os. Gosto muito quando grandes clubes se preocupam com a formação de jovens jogadores. É onde tudo começa e têm também uma identidade muito forte no jogo, como o Barcelona, Manchester United ou Sporting CP. Agora percebo melhor quando vejo Cristiano Ronaldo jogar. Ou Figo, Futre ou até Nani. São todos o mesmo género de jogador. Nota-se que jogam desde muito novos e desenvolvem a sua própria personalidade, a liberdade e o prazer de jogar futebol", rematou.