Académica derrota leões
16 Set, 2017
Bola parada fez a diferença para a primeira derrota fora de portas
Ao quarto jogo fora de portas, o Sporting CP B perdeu. A Académica de Coimbra levou a melhor sobre os leões na jornada 7 da Ledman LigaPro, vencendo por 4-2. A eficiência na bola parada foi determinante.
Luís Martins voltou a apostar num 4x4x2, com Ponde e Dala na frente (ainda que com Ponde a baixar para a posição 10 muitas vezes), ajudados pelos extremos Ary Papel e Jovane Cabral, mas foi a Académica a entrar da melhor maneira no jogo, conseguindo adiantar-se no marcador logo aos três minutos. João Real cabeceou com sucesso para a baliza de Pedro Silva.
Não foi preciso esperar muito para assistir à resposta do Sporting. Cristian Ponde não desperdiçou a oportunidade em grande penalidade, após falta sobre Rafael Barbosa, e igualou a partida aos sete minutos.
O perigo regressou à baliza de Pedro Silva aos 22’, com um remate perigoso após canto. Novamente a bola parada a ter efeito no decurso do jogo. Até aos 40’, a Briosa manteve algum ascendente na partida, sendo que, aos 34’, Pedro Silva brilhou entre os postes para negar o golo de livre a Harramiz.
Aos 43’, assistiu-se a uma boa arrancada de Gelson Dala. O avançado angolano serviu Jovane Cabral, mas o guardião da Académica negou o tiro que daria avanço aos leões. Dois minutos volvidos e Jovane voltou a assustar, rematando por cima, depois de conquistar o esférico fora da área. Ora, quem não marca, sofre. Ao ‘cair do pano’ (45+2’), Ricardo Dias cabeceou para o segundo tento dos ‘estudantes’, finalizando competentemente após livre lateral.
A reacção à desvantagem antes do intervalo foi pronta. Pedro Silva ainda evitou males maiores após novo livre, mas Cristian Ponde bisou na partida, finalizando, aos 50’, depois de assistência de Jovane Cabral.
Ainda assim, a igualdade não durou muito. Ricardo Dias também quis marcar dois golos e, aos 53’, fez o terceiro para os visitados, uma vez mais com a bola parada a resultar. A Académica de Coimbra faria o quarto, aos 55’, através de livre directo. O remate de Nélson Pedroso não deixou margem de hipótese a Pedro Silva.
Até final, o guardião leonino foi chamado a intervir aos 73’ e, mesmo com o Sporting CP a dar luta e a procurar reduzir distâncias, era notório o conforto do resultado para a equipa de Coimbra.
Depois de triunfar na Covilhã e em Massamá e empatar na Madeira, diante do União, o Sporting CP B foi derrotado pela primeira vez em jogos fora, acumulando agora três jogos sem o sabor da vitória. Ficando a aguardar pelo desfecho da jornada, os verdes e brancos sabem já que caíram uma posição, mediante a ultrapassagem da Académica na tabela classificativa.
Na quarta-feira, o Sporting CP B defronta fora o Arouca.