Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Filipe Çelikkaya: "Acreditamos muito nestes jovens"

Por Sporting CP
12 Dez, 2021

​Técnico agradado com a união e o espírito de sacrifício frente ao Real SC

No rescaldo do triunfo frente ao Real SC (4-2), para a 12.ª jornada da série B da Liga 3, o treinador da equipa B do Sporting Clube de Portugal, Filipe Çelikkaya, enalteceu a excelente actuação dos seus pupilos, que jogaram mais de metade do encontro com nove jogadores.

“Entrámos muito bem na partida e chegámos ao 2-0 com mérito, mas após a expulsão houve uma partida diferente. Desde que ficámos reduzidos a nove unidades, notou-se uma grande união e solidariedade entre todos. Apesar de termos sempre adversidades na Liga 3, até porque os jogadores são muito novos, destaco a diferença de oito anos na média de idades do onze do Sporting CP e do Real SC”, começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos.

“O facto de termos chegado à vantagem e de termos corrigido alguns posicionamentos ao intervalo deu-nos a segurança necessária para defender baixo, ainda que com o foco em criar perigo sempre que tivéssemos bola e surgisse uma oportunidade. Depois tivemos uma ocasião numa bola parada e outra num contra-ataque em que conseguimos fazer dois golos. Mérito total para os jogadores pelo trabalho que desenvolveram e a forma como se uniram”, frisou, antes de garantir que “à medida que o tempo passa, os jogadores vão ganhando maturidade”.

“É um processo evolutivo. Daqui a dois meses vão estar melhores do que hoje, ainda são muito jovens. Acreditamos muito nos atletas quando os colocamos nestes contextos e eles vão crescendo, hoje viu-se precisamente isso. Tanto quando estávamos em igualdade numérica como quando não estávamos, pois aí tivemos de sofrer para vencer o jogo”, considerou.

O técnico verde e branco teceu depois rasgados elogios ao espírito de superação dos Leões.

“O futebol não é só táctico, nem técnico ou físico, há uma componente psicológica muito importante. Esse factor é trabalhado com os jogadores desde o início da época, eles têm de ter uma grande estabilidade emocional perante as adversidades para se desenvolverem. Hoje aprendemos muito não só porque vencemos, mas também porque tivemos a estabilidade emocional necessária para os jogadores continuarem a crescer daqui para a frente”, referiu.

Questionado sobre a estreia de Flávio Nazinho a titular pela equipa principal, Filipe Çelikkaya admitiu que foi “um momento de extrema felicidade”. “Há uma grande consonância com os atletas que estão connosco e vão à equipa principal. Ele teve oportunidade de se estrear como titular e sabe que o ambiente lá é diferente, vai aprender muito. Fez um excelente jogo, já tive oportunidade de falar com ele. Toda a estrutura e staff técnico estão muito felizes”, concluiu.